Mais de 300 foram demitidos nesta sexta-feira em indústrias calçadistas do RS

22.05.2020 - Nicolle Frapiccini

A penúltima semana de maio termina como começou: com novas reduções nos postos de trabalho no setor calçadista gaúcho. Se na última segunda-feira, dia 18, mais de 530 profissionais foram desligados na RR Shoes, nesta sexta-feira, 22, mais de 300 também foram demitidos em Campo Bom/RS e Dois Irmãos/RS.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom, Vicente Selistre, o Grupo Arezzo&Co demitiu 190 profissionais do setor administrativo da calçadista na cidade. "A partir da Medida Provisória 936, cerca de 950 trabalhadores das unidades produtivas da empresa estão com estabilidade. Os acordos de redução de 70% da jornada foram assinados em 13 de abril, mas não abrangia a parte administrativa", afirma Selistre, ao contar que na quinta-feira à noite o grupo comunicou o sindicato que faria alguns desligamentos. "O que se confirmou nesta sexta com a demissão de 190 da parte administrativa na cidade." Procurada pelo Jornal NH, a Arezzo&Co justifica os desligamentos "como parte de uma reestruturação necessária para o momento."

Já em Dois Irmãos, o diretor do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Calçados de Dois Irmãos e Morro Reuter, Romeo Schneider, revela que na tarde desta sexta-feira, a Henrich demitiu 118 profissionais. "Antes da pandemia, tínhamos cerca de 5 mil trabalhadores na indústria calçadista nas duas cidades. Agora, já estamos entre 1,4 mil e 1,5 mil demissões. É incalculável o que está acontecendo."

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.