Calçadista RR Shoes confirma desligamentos; federação fala em 535 demissões

18.05.2020 - Nicolle Frapiccini/Jornal NH

A semana começou com mais um grande baque no setor calçadista gaúcho. Na manhã desta segunda-feira (18), a calçadista RR Shoes, detentora da marca Via Uno, fez uma grande redução no quadro de colaboradores. A empresa de Santo Antônio da Patrulha confirmou as demissões, mas não divulgou números. Já o presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Calçado e do Vestuário do Rio Grande do Sul (Feticvergs), João Nadir Pires, revela que 535 profissionais foram desligados.

A notícia surpreendeu não só os profissionais, mas as lideranças sindicais. "Pegou de surpresa até porque a empresa tinha aderido a Medida Provisória 936 com redução da jornada de trabalho proporcionalmente ao salário", fala Pires, ao destacar que cerca de 300 profissionais seguiram na unidade. O presidente da Feticvergs revela, ainda, que a federação está estudando com o departamento jurídico o que pode ser feito.

Unidade de Teutônia encerrada em abril

No início de abril deste ano, a RR Shoes já havia encerrado as atividades de sua unidade produtiva em Teutônia. Na ocasião, 400 profissionais foram desligados, segundo informações do presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Calçadistas de Teutônia, Roberto Müller. Em comunicado divulgado pela empresa na época, a calçadista classificava a atual crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus como grave.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.