Para calçadistas, 2020 será um ano de sobrevivência, afirma líder sindical

15.05.2020 - Nicolle Frapiccini/Jornal NH

"2020 é um ano de sobrevivência, de não quebrar as empresas. É desolador participar das assembleias e ver as lágrimas caindo dos profissionais quando eles são comunicados das demissões. O grande problema é conseguir se reintegrar no mercado de trabalho, não há nenhuma perspectiva para esse ano." Essas foram as frases mais recentes ditas pelo diretor do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Calçados de Dois Irmãos e Morro Reuter, Romeo Schneider, sobre o atual cenário do setor calçadista nas cidades.

Desde o início da pandemia, a estimativa do sindicato é de que aproximadamente 1.250 profissionais tenham sido demitidos nas fábricas de calçados da cidade, sendo os municípios alguns dos mais atingidos negativamente por esse atual cenário que prejudica a atividade econômica.

Recentemente, a calçadista Wirth realizou desligamentos. Schneider revela que na semana passada 50 colaboradores foram desligados da unidade na localidade de Walachai, em Morro Reuter. "Agora, nesta terça-feira, dia 12, os 120 funcionários da unidade receberam aviso prévio até o dia 4 de junho. A empresa disse que se melhorar a situação, esse aviso pode ser suspenso. Entretanto, eles estão trabalhando com a projeção de fechar a unidade", conta.

O líder sindical comenta, ainda, que a calçadista também fez reduções no quadro de funcionários nas unidades da empresa em Dois Irmãos e no Centro de Morro Reuter. "Outras 50 pessoas foram demitidas." Procurada, a calçadista não retornou ao Jornal NH até a publicação desta reportagem.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.