Pandemia faz produção de calçado recuar décadas

15.05.2020 - Nicolle Frapiccini/Jornal NH

Foto: Reprodução
As perdas no setor calçadista brasileiro em função da pandemia do novo coronavírus estão se acumulando desde março deste ano. E as quedas semanais que são registradas na atividade representarão fortes quedas no setor. A estimativa é que a produção de calçados volte aos patamares de 16 anos atrás e a exportação retorne aos níveis de 37 anos atrás. A projeção da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) foi revelada na tarde de ontem pela coordenadora de Inteligência de Mercado da entidade, Priscila Linck, durante a primeira edição on-line do Análise de Cenários.

O encontro tradicional dos calçadistas teve ainda a participação do economista e consultor da Abicalçados, Marcos Lélis. "Essa não é uma crise que vai bater e voltar, ela pode ficar muito tempo. O que vivemos hoje é uma crise com uma repercussão muito maior que a sentida nos anos de 1930", afirma Lélis, ao dizer que a incerteza é muito grande.

Em relação à economia brasileira, o consultor comenta que os impactos podem ser maiores pelo fato de que o País ainda não tinha conseguido se recuperar da crise de 2015 e 2016. "Temos hoje um tecido econômico fragilizado e precário. Temos que trabalhar de duas formas: minimizar o problema da distribuição de renda e melhorar a produtividade da economia." Já Priscila salienta, ainda, que para abril deste ano a queda projetada é de 70,5%.

NÚMEROS

57 mil postos de trabalho é o cenário pessimista estimado de perda para 2020. O último relatório divulgado pela Abicalçados mostrava que o setor já havia demitido 30,9 mil pessoas neste ano.

717 milhões é a projeção otimista para a produção de calçados neste ano. Já a pessimista é de 643 milhões. Setor volta ao patamar registrado em 1983.

89 milhões é a perspectiva otimista de pares exportados pelo setor neste ano. Já a pessimista é de 80 milhões. Atividade recua aos níveis obtidos há 37 anos, diz a Abicalçados.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.