Compras on-line de itens de vestuário ganham destaque durante o isolamento social

15.05.2020 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Adobe Stock
Análise consta na pesquisa Monitoramento da Nova Rotina do Ibope Inteligência
O isolamento social recomendado para ajudar no combate ao novo coronavírus (Covid-19) mudou significativamente a rotina de boa parte da população mundial e brasileira e, consequente, o modo de consumir. A pesquisa Monitoramento da Nova Rotina - consumo, marcas e opinião, realizada pelo Ibope Inteligência, revelou que apesar da crise financeira causada pelas ações de combate à pandemia, 40% já fez compras de vestuário e, metade desse índice, o equivalente a 20%, realizou as transações de forma on-line.

Com uma amostra de 1,5 mil pessoas com Internet em todo Brasil, a pesquisa contou com cinco ondas (uma rodada por semana), de 20 de março a 20 de abril, e também apresentou os dados de consumo de moda. A divulgação do levantamento ocorreu no Webinar “Consumidores e Marcas: a nova rotina de consumo”, promovido no 13 de maio e que contou com a participação de Andréa Braga, diretora de atendimento e planejamento do Ibope Inteligência e de Marcella Kanner, head de comunicação corporativa e marca das Lojas Riachuelo.

Crescimento das transações on-line

Segundo a executiva do Ibope Inteligência, ainda que de forma lenta, há uma tendência de crescimento de transações on-line. “Além disso, ainda que o consumidor não esteja comprando na quantidade habitual, ele continua pesquisando informações na internet. Por isso, é importante que as marcas continuem aparecendo e com ações positivas para a sociedade”.

Lojas

Andréa destaca que entre os clientes que fizeram transações on-line, as lojas de departamento ainda representam a maior parte das compras para jeans (43%) e roupa íntima (33%). Para roupas esportivas, a maior parcela das compras, 40%, é feita em lojas especializadas contra 31% das lojas de departamentos. Na moda praia, o índice é de 33% para ambos os segmentos (departamento e especializada).

Marcas mais humanizadas

Para Adriana, a pesquisa também deixa claro a importância da cultura do cuidado, com marcas mais humanizadas, que sabem o seu papel na sociedade e que ajudam no combate à pandemia com alguma ação. “Além disso, a necessidade de agilidade para ler esse momento de transformações que a pandemia impôs é o que ficará para o futuro. No varejo, as empresas já estavam aderindo ao online, mas a covid-19 trouxe uma aceleração nesse processo”.

Na prática

As Lojas Riachuelo, que conta com e-commerce desde 2017, suspendeu as atividades de todas as suas lojas físicas e têm focado nas vendas online, que mais que dobraram nesse período de pandemia. Desde o isolamento social, o ritmo desse segmento já ultrapassa os resultados da temporada de Black Friday.

Segundo Marcella, a empresa passou a se comunicar por meio das lives, quando o consumidor estava mais aberto a compras. “Com isso, conseguimos mais de um milhão de novos downloads do aplicativo nos meses de março e abril. A empresa também abriu novos canais de vendas, como o WhatsApp e uma rede de afiliados, soluções que vieram para ficar”, detalha.

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