Exportações brasileiras de couro caem 34% em valor no mês de abril

13.05.2020 - Michel Pozzebon/Jornal Exclusivo

Foto: Arquivo/GES
No período, setor coureiro exportou 12,5 milhões de metros quadrados
As exportações brasileiras de couros e peles seguiram em queda no mês de abril. Foram embarcados 12,5 milhões de metros quadrados, que geraram um faturamento de US$ 69,9 milhões. No comparativo com o mês quatro do ano passado, o resultado representou recuos de 20,2$ em volume e de 34$ em valor, respectivamente. As informações são da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

Na avaliação do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), o cenário global se refletiu com mais intensidade já nas exportações de abril. "As quedas em área comercializada se agravaram, com pioras também nos valores", analisa Rogerio Cunha, da área de Inteligência Comercial do CICB. Segundo ele, o couro acabado, que até o mês passado mostrava crescimento em volume, agora também está negativo. O couro semiacabado e a raspa wet blue ainda mantêm crescimentos em valor e volume no período, apesar de redução nos índices. "Em todos os estágios houve pioras, exceto nas peles salgadas, que têm valores pífios frente às exportações totais", frisa.

Covid-19

Ainda conforme análise do CICB, as quedas em valor e volume neste mês de abril já mostram uma situação que para muitos era evidente. "Os impactos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) em vários países importantes para o couro brasileiro começam a aparecer de forma preocupante, onde o mês mostrou exportações com os valores mais baixos desde o ano de 2002", completa Cunha.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.