Na Alemanha, setor pede pela prorrogação da temporada primavera-verão 2020

08.05.2020 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Unsplash.
Unsplash
Decisão é para que o comércio venda os produtos já produzidos e/ou que estejam em estoque

A Associação Federal da Indústria Alemã de Calçados e Artigos de Couro (HDS/L, na sigla em alemão) e os grupos Sabu e ANWR, emitiram uma declaração conjunta recomendando a prorrogação da temporada primavera-verão 2020 no setor de calçados e artigos de couro alemães. A medida, segundo as entidades, ajudaria a minimizar os impactos causados pelo fechamento da indústria e comércio na Alemanha, devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A Alemanha tem se encaminhado para a retomada das atividades desde o final de abril, após um período de cinco semanas de fechamento. No entanto, a situação é desafiadora para as empresas. “Será difícil, se não impossível, recuperar as vendas perdidas nas últimas semanas e vender os produtos atuais no restante da temporada”, teme Carl-August Seibel, presidente da HDS/L.

Temporada readequada

Com o objetivo de diminuir ao máximo os efeitos financeiros da pandemia no setor coureiro-calçadista alemão, o HDS/L – em coordenação com os grupos SABU e ANWR – recomenda que a temporada seja modificado na Alemanha. Stephan Krug, diretor administrativo da SABU, reforça essa abordagem. “Para podermos vender mais produtos sazonais, estamos solicitando uma extensão da temporada primavera-verão 2020”.

Com a alteração no calendário de lançamentos, as necessidades do mercado e do consumidor estarão mais alinhados, de acordo com Stephan Krug. O membro do Conselho da ANWR, Fritz Terbuyken, também apoia a mudança no calendário. “Vejo uma oportunidade para o futuro nisso, de me aproximar do período de vendas mais uma vez. O ajuste aos ciclos sazonais vem sendo discutido há muitos anos. Provavelmente será mais fácil aproximar as coleções das necessidades reais, de como era antes do novo coronavírus.”

Como fica o calendário

Segundo a declaração, o Federal Cartel Office da Alemanha não se opõe às medidas coordenadas pela HDS/L e pelos grupos. Sendo assim, o período de venda de calçados e artigos de couro da temporada primavera-verão 2020 será prorrogado por quatro semanas e a entrega de calçados e artigos de couro para a temporada outono-inverno 2020/21 também ocorrerá quatro semanas depois. Assim, o período de vendas das coleções outono-inverno também é adiado em um mês.

O faturamento posterior garante a melhoria significativa da situação de liquidez no varejo para a temporada outono-inverno 2020/21. O adiamento de prazos de entrega, possivelmente já confirmados, deve ser discutido individualmente entre fornecedor e varejista. Esse novo período sazonal adiado por um mês também será adotado dessa forma para a temporada subseqüente.

A HDS/L, ANWR e SABU aproveitaram a oportunidade para também convidar todos os integrantes do setor a adotarem essas recomendações e colocá-las em prática: “Estamos satisfeitos que a temporada de vendas agora possa ser ampliada para os meses de junho e julho. Isso permite que os varejistas ainda vendam o maior número possível de mercadorias – mas isso não é tudo: ao fazer isso, podemos finalmente dar o passo há muito debatido para ajustar o tempo de venda às condições climáticas e à estação do ano e torná-lo realidade”, conclui Seibel.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.