Feiras do setor ficam para o segundo semestre

30.04.2020 - Gabriela Cardoso

Após um mês de desafios para o setor coureiro-calçadista, com unidades fabris de todo o País em férias coletivas e com o varejo totalmente fechado, aos poucos, as restrições do distanciamento social, causado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), passaram a ser flexibilizadas.

No Brasil, a indústria retomou as atividades nas últimas semanas, mas com baixa na mão de obra. O comércio começa a abrir novamente as portas, no entanto há redução no número de atendimentos. Já as principais feiras do cluster ainda devem ocorrem, porém, com as suas datas alteradas para a segunda metade do ano.

Eventos adiados

Foto: michel pozzebon/Arquivo GES
A Calcemoda, que ocorre em Curitiba/PR, mudou de data e será realizada entre os dias 16 e 18 de agosto
A Calcemoda, que ocorre no Centro de Eventos da FIEP, em Curitiba/PR, foi adiada e será realizada de 16 a 18 de agosto. Anteriormente prevista para a primeira quinzena de julho, a mudança aconteceu após decisão da organização do evento.

A 17ª Febratex - Feira Brasileira para a Indústria Têxtil e de Confecção -, considerada uma das principais feiras do setor têxtil no mundo, que, inicialmente estava mantida em agosto, foi transferida para o ano que vem. Com a decisão anunciada em nota pela organização, a mostra que ocorre a cada dois anos, terá a sua próxima edição realizada de 2 a 5 de fevereiro de 2021, no Parque Vila Germânica, em Blumenau/SC.

 

Data ainda incerta

Foto: Divulgação
Situação está sendo avaliada pela organização da Bahiacal
Outro evento que estava agendado para ocorrer em julho é a 29ª Bahiacal (Salvador/BA). A mostra baiana, prevista para 5 a 7 de julho, passa por um momento de incerteza.

Para Rodrigo Kehl, presidente da Associação Baiana das Empresas de Representação de Calçados e Afins (Aberc), entidade organizadora da mostra, o momento é de avaliação da situação. "A feira normal, como a gente faz todos os anos, do tamanho que é a Bahiacal, não vai acontecer", declara Kehl.

A associação vem trabalhando com três possíveis cenários: cancelar a realização da feira em julho; realizá-la na data prevista, mas em um formato menor; ou adiar o evento mais para frente.

"Como ela é uma feira patrocinada pelo próprio representante, o que a gente percebe é que a categoria está muito afetada em termos de ganhos financeiros, assim como todo o mercado, mas em especial o representante, que não tem tanto recurso" avalia o dirigente.

 

Cenário internacional

Foto: Divulgação
Asia Pacif Leather Fair, realizada em Hong Kong, cancelou a sua edição em 2020
Um evento que precisou ter a sua realização adiada foi a Asia Pacif Leather Fair (APLF), tradicional feira do mercado coureiro que acontece em Hong Kong, China. O evento havia sido postergado para junho, porém, acabou por ter cancelada sua edição em 2020. A organização da mostra anunciou a sua realização para 2021, de 30 de março a 1 de abril.

Na contramão do que se observa no Brasil, com os adiamentos dos eventos, a Micam Milano, tradicional feira italiana, manteve a realização das próximas edições previstas para 20 a 23 de setembro, em Milão; e a Micam Americas, que deve ocorrer de 17 a 19 de agosto, em Las Vegas.

 

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.