Nike Air se transforma em EPIs no combate ao Covid-19

16.04.2020 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Divulgação
Equipamentos serão produzidos com materiais e maquinário de produção da marca
A Nike encontrou uma forma de combater o novo coronavírus (Covid-19) ao adequar a linha de produção do Nike Air para confeccionar equipamentos de proteção individual (EPI). A gigante do vestuário esportivo se uniu à Oregon Health & Science University (OHSU) para criar EPIs na forma de escudos de proteção facial e lentes respiratórias de purificação do ar (PAPR).

"Quando a OHSU compartilhou seu escudo facial atual, encontrar uma maneira de reproduzir o equipamento com materiais e instalações de fabricação pertencentes à Nike tornou-se um objetivo imediato", confirmou a Nike. O objetivo da empresa era produzir um escudo que não fosse apenas de alto funcionamento, mas que também fosse um modelo de produção simples.

Nike Air versão EPI

A versão da Nike do escudo facial transforma elementos dos calçados e roupas da marca em EPIs. O preenchimento do colarinho destinado a sapatos é reaproveitado; cabos originalmente destinados a vestuário reutilizados; e a marca até mesmo re-imaginou o componente TPU das solas do Nike Air.

As três partes do escudo facial são unidas em um processo simplificado de nove etapas. Isso foi realizado através de um esforço colaborativo entre as equipes de inovação da Nike e os grupos de produção da linha Nike Air (Air MI) em Oregon e Missouri, nos Estados Unidos.

Cuidados redobrados

Simultaneamente, o TPU será empregado para criar novas lentes para os capacetes PAPR. Este equipamento é usado em situações com maior exposição a patógenos no ar e é essencial para os procedimentos e cuidados mais críticos dos pacientes infectados. As lentes PAPR da Nike têm o mesmo TPU que as máscaras faciais e possuem segmentos soldados para atender às especificações dos capacetes PAPR.

As lentes PAPR e os escudos faciais serão fornecidos aos sistemas de saúde na região da sede mundial da Nike, incluindo Providence, Legacy Health Systems e Kaiser Permanente, e outros em todo o estado do Oregon, nos Estados Unidos.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.