Parte das indústrias calçadistas retorna ao trabalho nesta segunda

13.04.2020 - Redação Jornal Exclusivo

Após decretar férias coletivas em março, a maior parte das indústrias calçadistas retorna ao trabalho nesta segunda-feira, 13. É o caso da Ramarim (Nova Hartz/RS), Bibi (Parobé/RS), Grendene (Farroupilha/RS) e Calçados Beira Rio (Novo Hamburgo/RS), que confirmaram nesta manhã, ao Jornal Exclusivo, a volta às atividades. Alguns colaboradores, no entanto, seguem trabalhando de casa.

Quem voltou a operar nesta segunda-feira tem estabelecido uma série de cuidados para evitar o contágio pelo novo coronavírus. Na unidade fabril da Ramarim em Nova Hartz/RS, por exemplo, todos os colaboradores estão trabalhando com máscaras de proteção, incluindo áreas administrativas e de apoio; os funcionários precisam manter distanciamento de um metro em qualquer área; o fluxo de entrada na empresa está sendo controlado para evitar filas e aglomerações.

Por lá, os colaboradores estão tendo a temperatura aferida diariamente e os refeitórios tiveram capacidade reduzida, além de normas mais rígidas de higiene. Um manual foi preparado pela Ramarim e divulgado entre os colaboradores informando as mudanças e orientando a conduta preventiva de quem trabalha no local. 

Já a Bibi (Parobé/RS) fechou durante a quarentena as 121 lojas da rede em diferentes estados brasileiros. Durante este período, trabalhou para avaliar os impactos, promoveu a doação de calçados para comunidades carentes, investiu na produção própria de máscaras para seus colaboradores e se tornou signatária do manifesto “Não Demita”. Nas próximas semanas, a rede também trabalha com uma programação de aberturas dos pontos de operação no varejo, seguindo o decreto de cada cidade ou estado onde as unidades estão implantadas. A Bibi segue atuando no mercado por meio do e-commerce e de serviços de delivery em todo o Brasil.

Com o retorno ao trabalho nas unidades fabris nesta segunda-feira, adotou medidas preventivas que são válidas pelos próximos 30 dias, como a redução da jornada de trabalho; suspensão do contrato para grupos de risco e pessoal do varejo por 30 dias; produção de cartilha entregue aos colaboradores com orientações gerais sobre os cuidados em época de covid-19; medição da temperatura nas catracas; entre outras ações. 

A Grendene também retomou suas atividades nesta segunda-feira na unidade de Farroupilha/RS, com redução de jornada e salários em 50%. As unidades no Ceará seguem em férias coletivas: até dia 26 de abril em Sobral/CE e Crato/CE, e até dia 12 de maio, em Fortaleza/CE. A companhia informou ainda que a assembleia geral de acionistas, que estava marcada para 27 de abril, foi cancelada. Já a reunião do Conselho de Administração, em que serão divulgados os resultados do primeiro trimestre, foi prorrogada para 14 de maio.

A Vulcabras Azaleia (Parobé/RS) anunciou nesta segunda-feira, 13 de abril, que estenderá as férias coletivas de seus mais de 14 mil colaboradores até 26 de abril. Conforme o diretor de Relações com Investidores da empresa, Wagner Dantas da Silva, a medida atende à Instrução CVM nº 358/02 e alguns departamentos da fabricante considerados essenciais seguem trabalhando de forma remota e com equipe reduzida. A companhia, detentora de marcas como Olympikus e Azaleia, está em férias coletivas desde o dia 23 de março.

A Piccadilly (Igrejinha/RS) tem previsão para reabrir no dia 27 de abril. Já a Usaflex (Igrejinha/RS) deve retornar a produção no dia 22 de abril.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.