Rede mobilizada pelo Senai já recebeu 599 respiradores hospitalares para manutenção

09.04.2020 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Divulgação
Iniciativa conta com 35 pontos do Senai, de indústrias e instituições em 19 estados, onde são reparados os equipamentos sem uso
A rede voluntária formada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), grandes indústrias e instituições recebeu 599 respiradores hospitalares, até esta semana, nos 35 pontos de manutenção distribuídos pelo País. Desses, 37 equipamentos já foram consertados e começam a retornar aos hospitais de origem, assim como 63 estão em calibração para serem devolvidos. A Iniciativa + Manutenção de Respiradores passou a operar no dia 30 de março, e busca ampliar o número disponível desses aparelhos, essenciais no tratamento de pacientes graves da Covid-19.

Os pontos de manutenção gratuita existem em 19 estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Paraiba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte , Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e São Paulo. Os endereços podem ser acessados no Portal da Indústria. Hospitais em outros estados podem entrar em contato com o SENAI local para tentar viabilizar o envio dos equipamentos a um desses locais. As Forças Armadas ajudaram, por exemplo, a transportar 18 equipamentos do Distrito Federal e do Amapá para conserto no Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) do SENAI em Belo Horizonte.

Parceiros

A iniciativa conta com a participação de unidades do Senai e dos seguintes parceiros: ArcelorMittal, Fiat Chrysler Automóveis (FCA), Ford, General Motors,Honda, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Poli-USP, JaguarLand Rover,Renault, Scania, Toyota e Vale.

A ação tem apoio do Ministério da Saúde, do Ministério da Economia, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Associação Brasileira de Engenharia Clínica (ABEClin). Além de realizar a manutenção, o SENAI treinou os funcionários dos parceiros.

“A iniciativa de manutenção dos respiradores hospitalares tem sido muito bem sucedida, pois houve o engajamento efetivo de todos os parceiros do Senai nessa ação. Estão todos de parabéns”, avalia o diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi. “Nesses primeiros dias, o número de equipamentos enviados pelos hospitais foi muito positivo, e esperamos receber o maior número de aparelhos que estão parados no país. A rede voluntária continuará trabalhando até que a pandemia de coronavírus esteja sob controle”, completa ele.

De acordo com a LifesHub Analytics e a Associação Catarinense de Medicina (ACM). Segundo os dados, existem 65.235 desses equipamentos no País, sendo 17.837 na rede privada e 47.398 no Sistema Único de Saúde (SUS). A estimativa é que cada ventilador recuperado poderá atender até dez pessoas.

Ventiladores pulmonares

Além da manutenção, o Senai tem iniciativa para ampliar a oferta do número de ventiladores pulmonares. Um dos caminhos é aumentar a produção nacional. Foram identificados dois fabricantes, que manifestaram interesse em ampliar a produção, mas relatam obstáculos como a dificuldade na aquisição de componentes. Há uma iniciativa para fortalecer a cadeia de fornecedores e oferecer os componentes necessários. Outros fabricantes estão sendo identificados e contactados para que o SENAI possa ajudá-los a superar as barreiras existentes e elevar a produção no Brasil.

Outra linha de ação é a importação de equipamentos. Na semana passada, a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), em parceria com o governo do estado, indústrias e instituições catarinenses, fechou contrato para a importação de 200 respiradores destinados ao sistema nacional de saúde.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.