Ecossistema de inovação da Unisinos produz protetores faciais em impressora 3D

07.04.2020 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Rodrigo Blum/Tecnosinos/Divulgação
Os protetores faciais estão sendo feitos em impressoras 3D e doados para a saúde pública da região.
Em momentos de crise, como a que estamos enfrentando nesta pandemia do novo coronavírus (Covid-19), é preciso encontrar formas de colaborar. Unindo tecnologia e solidariedade para ajudar profissionais de saúde, o Ecossistema de Inovação da Unisinos – Tecnosinos (São Leopoldo/RS) uniu forças para enfrentar outro problema grave: a falta de equipamentos de proteção no sistema de saúde do Rio Grande do Sul.

Utilizando duas impressoras 3D instaladas nos laboratórios da Unidade de Inovação e Tecnologia - Unitec, a partir de impressão 3D, são produzidos protetores faciais. O Equipamento de Proteção Individual (EPI) é recomendado para a face e de uso complementar as máscaras que são utilizadas por médicos e enfermeiros, do tipo N95. As primeiras 15 unidades foram doadas ao Samu de Porto Alegre/RS.

Os insumos estão sendo doados por empresas, startups e funcionários do Tecnosinos, pela Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo (ACIST-SL) e pelos jesuítas da Unisinos. O projeto conta com apoio das Escolas de Saúde e Politécnica da universidade.

De acordo com o coordenador de Infraestrutura e Laboratório do Tecnosinos, Leonardo Scherer Fatturi Pires, estão sendo utilizados filamentos poliméricos dos tipos ABS e PLA para a impressão das máscaras. “Se trabalharmos em turnos de 24 horas, seria possível disponibilizar cerca de 60 protetores faciais por dia”. Além do processo de impressão, Pires destaca que estão utilizando uma máquina de corte a laser CNC para cortar o plástico de proteção facial, utilizando chapas de PETG.

As empresas e pessoas interessadas em ajudar podem entrar em contato com o Tecnosinos, por meio do telefone (51) 99729-9001 ou pelo email unitec@unisinos.br.

Foto: Rodrigo Blum/Tecnosinos/Divulgação
Primeiras unidades foram doadas para Samu de Porto Alegre.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.