Abicalçados contabiliza 11 mil demissões no setor por causa da Covid-19

06.04.2020 - Nicolle Frapiccini/Jornal NH

Desde a intensificação da pandemia do novo coronavírus no País, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) vem monitorando os impactos provocados pela Covid-19 no setor. Por meio de pesquisas semanais com as empresas do setor, a entidade acompanha os reflexos e as medidas que estão sendo adotadas pelas calçadistas. E até sexta-feira, 03, já foram contabilizadas cerca de 11 mil demissões no País, conforme a entidade.

O Rio Grande do Sul, segundo os levantamentos da Abicalçados, é o Estado mais atingido até agora, com aproximadamente 3 mil demissões. "Todavia, os números oficiais e totalizados de demissões são contabilizados pela Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia que suspendeu, por tempo indeterminado sua divulgação, devido à alteração do formato de envio das informações por parte das empresas", consta em posicionamento enviado pela Abicalçados ao Jornal NH.

O número de desligamentos apontados pela entidade nas empresas gaúchas está em sintonia com o revelado na quinta-feira, dia 2, pela Federação Democrática dos Trabalhadores na Indústria do Calçado do Rio Grande do Sul. Até a quinta-feira, a Federação dos Sapateiros tinha a informação de 2,5 mil demissões no Estado desde fevereiro deste ano, sendo a maioria nos últimos quinze dias.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.