Via Uno demite 400 funcionários e fecha fábrica em Teutônia/RS

03.04.2020 - Michel Pozzebon / Jornal Exclusivo

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) segue provocando reflexos nos postos de trabalho da indústria de calçados no País. A RR Shoes (Santo Antônio da Patrulha/RS), empresa que controla a marca Via Uno, fechou nesta quarta-feira, 1º de abril, sua unidade fabril de Teutônia/RS. Com o encerramento das atividades de sua planta no município do Vale do Taquari, a fabricante demitiu 400 trabalhadores, número que segundo o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Calçadistas de Teutônia (Siticalte) responde por 10% da mão de obra do setor de calçados na cidade.

O Jornal Exclusivo contatou a RR Shoes, que informou que os trabalhadores demitidos respondiam por 15% de sua mão de obra. Dos 400 colaboradores desligados, 135 estavam em contrato de experiência. A companhia justificou que os desligamentos e o fechamento da unidade de Teutônia se deram pela crise econômica e pela redução do faturamento. Contudo, a fabricante sinalizou na possibilidade em um futuro próximo da recontratação dos trabalhadores desligados. "Classificamos a crise como grave e prevemos uma retomada lenta da economia. Por este motivo, as medidas tomadas foram necessárias para mantermos nossas atividades e para tornar viável, assim que a situação manifestar melhoras, a recontratação gradual dos colaboradores desligados", diz a nota oficial da RR Shoes.

Aviso prévio entregue no dia 2 de abril

Conforme o presidente do Siticalte, Roberto Müller, os trabalhadores da unidade da Via Uno em Teutônia receberam o aviso prévio no dia 2 de abril. Segundo ele, a fabricante deu um prazo de dez dias para o acerto rescisório. "A empresa nos garantiu que irá honrar com seus compromissos e que o pagamento dos salários de março será pago ainda neste mês", frisou.

Situação preocupante

Müller sustentou que, por conta do coronavírus, diversos fabricantes estão com produtos estocados e a mão de obra parada. "O comércio está fechado e as fábricas seguem com milhões de pares em estoque. Lamentamos muito esta situação da Via Uno, que era a terceira maior empregadora do setor calçadista em Teutônia", disse o dirigente, que também confirmou as demissões de outros 178 trabalhadores em unidades da Paquetá The Shoe Company (Sapiranga/RS) e da Piccadilly Company (Igrejinha/RS) no município.

Além da sede em Santo Antônio da Patrulha/RS, a RR Shoes ainda mantém uma unidade produtiva própria na cidade de Caraá/RS.


Íntegra do posicionamento oficial da RR Shoes ao Jornal Exclusivo:

Com a ampliação da unidade de Santo Antônio da Patrulha e para reduzir custos operacionais a unidade de Teutônia foi desativada. A crise econômica e redução do faturamento anteciparam esse cenário.

A empresa classifica a crise como grave e prevê uma retomada lenta da economia, por este motivo, as medidas tomadas foram necessárias para manter suas atividades e para tornar viável, assim que a situação manifestar melhoras, a recontratação gradual dos colaboradores desligados.

Acompanhando o cenário delicado, a empresa, que tem como prioridade seus colaboradores, fornecedores e comunidade em geral, paralisou suas atividades e só retornará após encerramento do decreto do governo do Rio Grande do Sul.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.