2,5 mil profissionais do setor calçadista do RS foram demitidos desde fevereiro

03.04.2020 - Nicolle Frapiccini/Jornal NH

O número realmente impressiona e mostra o tamanho da crise que está por vir no setor coureiro-calçadista gaúcho. Desde fevereiro deste ano, 2,5 mil profissionais ligados as fábricas e ateliers de calçado do Rio Grande do Sul já foram demitidos, sendo a maior parte deles nos últimos 15 dias, quando estourou a pandemia do novo coronavírus no Estado.

Passado com exclusividade ao Jornal NH na tarde desta quinta-feira, 2 de abril, o levantamento feito pela Federação Democrática dos Trabalhadores na Indústria do Calçado do Rio Grande do Sul considera além dos 700 funcionários demitidos após incêndio em fábrica no último dia 18 de março na cidade de Mato Leitão, os últimos desligamentos feitos por causa da Covid-19 que causou uma queda brusca nas vendas de sapatos, o cancelamento de muitos pedidos e a suspensão das atividades.

"Tivemos em torno de 2,5 mil demissões desde fevereiro. Esse é o dado de desligamentos oficiais que levantamos até o início da tarde desta quinta-feira, dia 2. Estamos bastante preocupados e o setor terá até a próxima quarta-feira dias chaves", afirma o presidente da federação, João Batista da Silva.

O líder sindical comenta que esse número pode aumentar nos próximos dias. "O setor está com cerca de 80% dos trabalhadores de férias coletivas. A maioria das fábricas voltam na próxima segunda-feira, dia 6. E é a partir desta data que vamos ter muitas orientações de como as calçadistas vão se posicionar perante essa situação. Vamos trabalhar para tentar reverter uma situação ainda pior", pontua, ao frisar que muitas empresas pequenas estão encerrando suas atividades.

Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), desde o agravamento da pandemia no país, cerca de 10 mil pessoas foram demitidas por empresas do setor no País.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.