Varejo não essencial só deverá reabrir parcialmente em 1 mês, aponta SBVC

02.04.2020 - Redação Jornal Exclusivo

Um levantamento da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) aponta que, por conta do novo coronavírus (Covid-19), aproximadamente 37% do varejo brasileiro está em funcionamento nos últimos dias. Isto corresponde a supermercados, farmácias, pet shops, entre outros segmentos considerados essenciais. Por outro lado, o presidente da SBVC, Eduardo Terra, aponta que o varejo não essencial só deverá reabrir parcialmente em 1 mês.

“Acho praticamente impossível retomarmos antes disso, pois não chegamos ainda ao pico da epidemia”, diz. Para ele, uma projeção mais realista é manter as portas fechadas até o final de maio. “Precisamos nos preparar para um cenário pior e esperar que o melhor aconteça, mas enquanto isso o varejo deve aproveitar para inovar e criar novas possibilidades de se relacionar com os clientes”, comenta Terra.

Covid-19 acelera transformação digital do varejo

Um impacto positivo da crise do vírus é a aceleração dos processos de transformação digital nas empresas de varejo no Brasil. “Faremos cinco anos em cinco meses, porque questões culturais que impediam a transformação das empresas caíram por terra nesta crise. As empresas estão precisando ser muito ágeis, trabalhar em squads, times horizontais, atuar remotamente e usar tecnologia para vencer os desafios e continuar operando”, explica.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.