Empresas de São João Batista/SC fazem treinamento para voltar aos trabalhos

02.04.2020 -

Foto: Divulgação
Empresários do polo calçadista de São João Batista/SC realizaram uma capacitação nesta quarta-feira, 1º de abril. O encontro, promovido pelo Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (Sincasjb) teve o objetivo de preparar os profissionais para a volta às atividades industriais, prevista para a próxima terça-feira, 7, adotando as medidas de segurança e de distanciamento das pessoas em razão da pandemia do novo coronavírus.


A capacitação contou com a secretária municipal da Saúde, Karin Leopoldo; a diretora da Vigilância Epidemiológica, Aline Paulista; o responsável pela Vigilância Sanitária, Jairo Pereira; e o técnico de segurança do trabalho, Elisandro dos Santos. Foram apresentadas aos empresários as exigências para o retorno das atividades, de acordo com o decreto estadual do governo de Santa Catarina, o qual determina que as indústrias devem operar com, no máximo, 50% do total de trabalhadores por turno, priorizando por afastar pessoas acima de 60 anos, hipertensos, diabéticos e gestantes.


Na ocasião, o presidente do Sincasjb, Almir dos Santos, explicou que é preciso organizar o retorno às atividades conforme as medidas de segurança, com foco em evitar que os trabalhadores se contagiem pela Covid-19. “Estamos preocupados com a saúde de nossos colaboradores, por isso, pensamos em ações que ajudem a fazer com que esse vírus não chegue ao município”, explica.


Além disso, a secretária da Saúde informou aos empresários sobre a situação da doença em São João Batista. Não há casos confirmados do novo coronavírus, porém, há um aumento de casos suspeitos. Segundo Karin Leopoldo, são pessoas com leves sintomas da Covid-19, mas que não se enquadram nos critérios para a realização de testes, e que, portanto, estão isoladas em quarentena. “Esses casos começaram a aumentar depois que as pessoas passaram a ignorar o isolamento social e começaram a sair de suas casas”, explica.


Mais ações de prevenção
Quando houve o acordo entre o Sincasjb e o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Calçados (Sintrical) para a volta às atividades no dia 7, foram definidas outras ações de prevenção aos colaboradores. Entre elas, está em um mutirão para a confecção de máscaras para todos os trabalhadores. Além disso, a fabricante de componentes Quimicolla, também de São João Batista, se disponibilizou a produzir álcool gel 70% para a distribuição às empresas.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.