Por conta do novo coronavírus (Covid-19), uma crise sem precedentes assola o mundo e no Brasil não é diferente. Quarentena, lojas fechadas e comércios parados, os resultados da economia e das empresas despencam e comprometem o fluxo de caixa de muitas organizações.
Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), o cenário mostra crescimento em poucos setores como higiene, saúde, alimentação e vendas on-line. No entanto, a maior parte dos empreendimentos apresenta um resultado ruim nunca antes visto na história do País.
"Algo precisa ser feito, e rápido, para que a economia e as vendas baixas não decretem a falência das empresas. Hora para replanejar, repensar processos, produtos e maneiras de atuar", destaca Erik Penna, consultor e especialista em vendas e motivação, que elaborou cinco medidas válidas para o empreendedor que deseja minimizar os impactos da pandemia em seus negócios e que também serão úteis no período pós-crise:
1 - PRESENÇA ON-LINE
Implantar: nunca foi tão imprescindível implantar um sistema de venda on-line, seja com a construção da própria loja on-line ou vendendo produtos em lojas parceiras como os marketplaces (plataforma em que vários fornecedores vendem seus produtos). E se por acaso isso não for possível, é fundamental atender o cliente de forma digital, seja pelas redes sociais ou pelo WhatsApp.
Comunicar: apenas implementar o atendimento on-line não adianta. É preciso avisar toda a rede de contatos e impulsionar, multiplicar para que muitos outros clientes possam descobrir o comércio, afinal, não adianta colocar um outdoor no porão.
Entregar: se o cliente não vai até a loja, a loja deve ir até o cliente. Mas não resolve apenas vender, é preciso atender e entregar produtos e serviços com excelência.
2 - CAIXA
Custos: mais do que nunca é hora de cortar custos e gerar receita. Momento ideal para montar e atualizar a planilha de custos, renegociar com fornecedores, levar em consideração o pacote de benefícios que o governo liberou, como adiamento de impostos, aproveitar a carência dos financiamentos ofertados pelos bancos.
3 - PESSOAS
Envolver o pessoal solicitando ideias para os integrantes, também pode render novas práticas, além de motivar. Afinal, participação gera comprometimento e engajamento.
Hora de fatiar as metas e comemorar até as pequenas conquistas. Hora do líder inspirar e se engrandecer diante das dificuldades, como disse o escritor canadense Eric Walters: “As crises não mudam as pessoas, apenas as revelam”.
4 - TEMPO
O copo meio vazio pode ser considerado os malefícios do vírus, a economia em baixa e a escassez de recursos financeiros. Mas e o copo meio cheio? Sim, agora se tem algo ultra precioso: o tempo. Tempo para fortalecer laços familiares, ler, treinar... Inclusive, há vários cursos on-line de instituições consagradas e até internacionalmente reconhecidas. Deve-se aproveitar ao máximo o tempo para o aperfeiçoamento.
É preciso lembrar que conhecimento é quando se importa informação, enquanto sabedoria é quando se exporta conhecimento. Ou seja: aprende, ensina e aplica.
5 - POSITIVIDADE
A contaminação negativa é nociva. É preciso tomar muito cuidado em época de crise, pois o excesso de notícias negativas e fake news, tendem a contagiar as pessoas e os ambientes de forma negativa. É crucial manter a calma, seguir um passo de cada vez e não confundir situação de vida com vida, ou seja, mentalizar que se trata apenas de um trajeto e não do percurso todo.
E por fim, vale recordar os momentos difíceis já superados pela empresa e pelo País. E, a partir daí, ter a convicção que, mais uma vez, tudo vai passar e todos sairão ainda mais fortes dessa fase tão conturbada.
*Erik Penna ministra palestras de vendas e motivação, realiza consultoria, possui MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas, pós-graduação em Administração e Marketing pela Universidade Paulista e graduação em Economia pela Universidade de Taubaté.