Indústrias calçadistas de Dois Irmãos/RS demitiram 700 em 15 dias

01.04.2020 - Nicolle Frapiccini/Jornal NH

Antes da pandemia do novo coronavírus, a indústria de calçados de Dois Irmãos empregava cerca de 5 mil trabalhadores na cidade. Quantidade, que nos últimos 15 dias, sofreu uma queda brusca. Conforme o diretor do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Calçados de Dois Irmãos e Morro Reuter, Romeo Schneider, 700 trabalhadores foram demitidos.

"Nesta terça-feira, encaminhamos o FGTS e outras questões de 190 funcionários da Calçados VM que foram desligados no último dia 20. A intenção da empresa é reabrir quando o mercado aquecer novamente, o que provavelmente, ocorrerá com menos funcionários", afirma Schneider, ao explicar que dos 190 demitidos, 50 estavam em contrato de experiência.

Recentemente, a calçadista Usaflex também demitiu 180 funcionários da unidade da empresa em Dois Irmãos. Além destes, outros 30 que estavam em contrato de experiência também foram desligados pela empresa. a. Segundo Schneider, o número de 700 desligados é alcançado porque entre as outras calçadistas da cidade, aproximadamente 300 pessoas que estavam com contrato de experiência foram desligadas.

"É uma situação que nos preocupa muito. No início do ano, as projeções eram otimistas para o setor, tanto é que esses 300 funcionários foram contratados. Agora, com a pandemia, o que nos preocupa muito é que não sabemos quando ela vai passar."

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.