A moda imposta pelo coronavírus

01.04.2020 - Por Nelson Batista Zimmer

Foto: Agência Fotosite
O universo fashion sofre, assim como todas as facetas e elos da sociedade, com o coronavírus. O mundo assiste, perplexo, literalmente, a progressão desse vírus que pode colocar em jogo, inclusive, o futuro das indústrias e das marcas que hoje conhecemos.

Do Oriente para o Ocidente, o coronavírus chegou para a Semana de Moda de Nova Iorque no início de fevereiro. Logo depois, desembarcou na Fashion Week de Milão, show que teve até desfile realizado com portas fechadas - o que foi considerado exagero por alguns. O vírus que já havia dado sinais de sua força ao tirar de feiras e shows de moda importantes compradores chineses do circuito comercial mundial, se multiplicou pela Itália.

Na seqüência, a Semana de Moda de Paris ocorreu como estava previsto, encerrando no último dia 3. Enquanto isso, a Itália já impunha medidas drásticas de confinamento e quarentena na tentativa de conter o corona. Grifes e estilistas se mobilizam para ajudar como podem a combater esse terrível vírus.

Interessante é observar que o corona surgiu da China, importante player no cenário do consumo de luxo mundial: a China consome 1/3 dos artigos de luxo produzidos no mundo. Frente às informações, impossível ficar indiferente aos dados atuais de que, por exemplo, Ralph Lauren já estima uma perda de faturamento entre US$ 55 e 70 milhões no quarto trimestre na Asia. Já a Gucci, famosa grife italiana, fechou metade de suas lojas na China continental. E a Burberry fechou 24 das suas 64 lojas no país asiático.

E como ficam os tão esperados eventos fashion mundiais que estariam programados para a seqüência de 2020? Vamos dar uma olhada no que se sabe até o momento.

CFDA Awards e MET Gala

O tradicional Oscar da moda americana e o baile mais famoso do mundo fashion estão cancelados. O Met ocorreria em maio e, tradicionalmente reúne designers, modelos e artistas badalados da cultura pop. Ambos os tapetes ficarão vazios neste ano.

Megaeventos

Estão adiados ou cancelados grandes eventos que abrangem toda a cena cultural, incluindo moda, cinema, design e tecnologia. Entre os cancelados estão o Festival de Música e Artes de Coachella, o Tribeca Film Festival e o Salão do Móvel de Milão.

Cuise Collections 2021

Importantes para as grifes, esses desfiles ocorrem entre as principais coleções, como reforços. São eles que, na verdade, mais permanecem nas araras mundo afora. Ocorrem entre o final de maio e o início de junho, em cidades diferentes (incluindo Asia e outros continentes) e com apelos - muitas vezes - inusitados. Eles fazem parte, também de uma estratégia de presença das marcas junto aos seus mercados - muitas vezes distantes. Prada, Armani, Gucci, Dior, Hermès, Max Mara, Versace e Chanel já foram cancelados.

E no Brasil?

SPFW

Também está cancelado o evento que representa a semana de moda brasileira. O show que ocorreria entre os dias 24 e 28 de abril, em São Paulo/SP, não vais mais acontecer. Um comunicado à imprensa revela que uma nova data será planejada e anunciada. A nota ainda informa que a edição 50, que comemora 25 anos do SPFW está mantida para outubro de 2020, entre os dias 16 e 20.


SICC

A tradicional feira realizada mela Merkator Feiras e Eventos, em Gramado, no Rio Grande do Sul, é um verdadeiro celeiro de negócios para lojistas e fabricantes de todo o Brasil. As coleções de verão são apresentadas aos compradores que não se cansam de cruzar os corredores do Sierra Park em busca de novidades. A SICC trocou sua data e ocorre de 6 a 8 de julho.

Francal

Uma das mais famosas mostras brasileiras de moda, especialmente voltada aos calçados e acessórios, que ocorre em São Paulo, também modificou datas e unificou dois eventos previstos no calendário até então. A Francal Ablac Show e o Salão Alto Verão, que ocorreriam em junho e agosto, respectivamente, se unificaram e mudaram para setembro. Permanece, portanto, no calendário, o evento Francal Ablac Show nos dias 2, 3 e 4 de setembro, no Salão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo/SP.

Inspiramais

O mais importante salão de moda do Brasil, o Inspiramais - Salão de Design e Inovação em Materiais, trocou sua data para 5 e 6 de agosto. O evento é promovido pela Assintecal, Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos e apresenta aos visitantes as novidades em materiais e componentes para o mercado calçadista e outros setores.


Toda a ajuda é bem-vinda

Para auxiliar no combate à pandemia, cada grife e/ou designer faz o que pode. Alguns exemplos são encorajadores e refletem muito bem o que determinadas marcas são em sua essência. Não custa lembrar que a situação atinge todos nós e nos convida a tomarmos atitudes positivas, sejam essas quais forem.


Shutz contra o corona

A famosa marca calçadista engajou-se na luta contra o coronavírus fazendo justamente o que sabe de melhor: calçados. Isso mesmo, a Schutz disponibilizou às profissionais da saúde, especialmente médicas e enfermeiras, pares de tênis brancos para o trabalho. Uma forma pra lá de humana de pensar no coletivo com sensibilidade e carinho.


Riachuelo faz doação

A rede de lojas brasileira Riachuelo se focou em ajudar a população em época de pandemia. Antes de fechar suas fábricas, em função do surto do coronavírus, a empresa produziu dez mil aventais hospitalares para serem doados para uso em clínicas e casas de saúde. São ações como essas que fortalecem a cadeia fashion.


O exemplo de Armani

Famoso no seu país de origem, bem como ao redor do mundo, o estilista italiano Giorgio Armani fez uma doação expressiva de € 1,25 milhão para quatro hospitais e para a Proteção Civil na Itália na luta contra o coronavírus. Essa é a forma prática e eficaz que o designer encontrou para ajudar neste difícil momento que o mundo inteiro enfrenta.


Bvlgari faz doação

A grife Bvlgari fez uma doação expressiva ao departamento de pesquisa do hospital Lazzaro Spallanzani em Roma. A instituição foi a primeira a isolar o vírus em apenas 48 horas, isso permite que se estude e se conheça melhor a estrutura do coronavírus para melhores diagnósticos, tratamentos e o desenvolvimento de uma vacina.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.