Como ficam as feiras calçadistas com a Covid-19?

31.03.2020 - Gabriela Cardoso

Os números mudam a todo instante. Municípios e estados decretaram calamidade pública tentando controlar o contágio do novo coronavírus e, em meio à pandemia, as feiras do setor foram canceladas ou adiadas para um período em que se espera que a contaminação esteja menor no País e no mundo. A intenção é proteger a saúde de expositores e também dos visitantes.

Mesmo que, aos poucos, o isolamento social comece a ser verticalizado, deixando em casa apenas quem faz parte do grupo de risco, como idosos ou pessoas com outras doenças, os eventos do setor ficarão concetrados no segundo semestre do ano. Confira, a seguir, como ficaram as principais feiras de calçados no Brasil.

25ª Fenova – Nova Serrana/MG

Em nota oficial publicada no site do evento, o Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Calçados de Nova Serrana (Sindinova) adiou a 25ª Fenova, que aconteceria de 17 a 19 de março no Centro de Eventos de Nova Serrana/MG. A feira foi postergada para agosto após determinação do governo do Estado de Minas Gerais. O presidente do Sindinova, Ronaldo Andrade Lacerda, explicou o motivo da prorrogação do evento. “O Sindinova decidiu por adiar nossa feira para agosto tendo em vista que viriam pessoas de várias partes do Brasil e também do exterior”, enfatiza Lacerda. Buscando minimizar os impactos econômicos e financeiros, o Sindinova oferecerá um canal de vendas direto no site da Fenova para que os negócios sejam realizados virtualmente entre fabricantes e lojistas.

Minas Trend – Belo Horizonte/MG

Ainda no Estado de Minas Gerais, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) foi levada a cancelar a 26ª edição do Minas Trend, maior salão de negócios de moda da América Latina. O evento seria realizado entre 21 e 24 de abril, no Expominas, em Belo Horizonte/MG.
O evento reúne mais de 200 marcas de diversos setores da moda, como roupas, calçados e acessórios, atraindo cerca de 2 mil compradores a cada edição. Além disso, nos quatro dias de Minas Trend, circulam 20 mil pessoas, entre influenciadores digitais, imprensa, expositores e prestadores de serviço.

Feira da Loucura por Sapatos – Novo Hamburgo/RS

A tradicional Feira da Loucura por Sapatos, que estava marcada para acontecer de 2 a 12 de abril, na Fenac, em Novo Hamburgo/RS, foi adiada. A nova data será comunicada nos primeiros dias do mês de abril. O 12º Festival de Cervejas Artesanais, que ocorre junto à feira, também foi adiado. A decisão, comunicada em nota oficial, acompanha as decisões dos governos Estadual e Municipal, assim como as mobilizações da sociedade gaúcha e orientações do Ministério da Saúde.

Sicc 2020 – Gramado/RS

A próxima edição do SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado vai acontecer de 06 a 08 de julho de 2020, no Centro de Eventos do Serra Park, em Gramado (RS). A mudança de data ocorre pela decisão da Merkator Feiras e Eventos, promotora da feira, em virtude do Decreto de Nº 70/2020 da prefeitura de Gramado(RS), assinado pelo prefeito João Alfredo de Castilhos Bertolucci.

A feira estava marcada para ocorrer de 18 a 20 de maio, mas este decreto no seu artigo 2º suspende pelo prazo de 60 dias eventos que exijam a licença do poder público, em razão da ESPIN – Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCoV).

“Esta mudança encerra um dos períodos mais angustiantes da minha vida”, diz Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos. Ele assegura que a nova data foi escolhida junto com os líderes e sindicatos empresariais parceiros. “Esta nova data vai beneficiar também os nossos expositores, pois terão um período maior para se reorganizarem em suas produções para os dias da feira.”

SC Trade Show – Balneário Camboriú/SC

O Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (Sincasjb) decidiu, na terça-feira, 24 de março, transferir a 30ª edição da SC Trade Show, prevista para ocorrer de 27 a 29 de abril, em Balneário Camboriú, para os dias 4 a 6 de novembro. Diante do cenário de imprevisibilidade, foi optado pela transferência da data para junto da edição de novembro, que deverá ocorrer novamente no Infinity Blue Resort & Spa, em Balneário Camboriú.

O presidente da entidade, Almir Manoel Atanázio dos Santos, informou que o sindicato levou em consideração a importância em contribuir com os esforços preventivos para conter a transmissão comunitária, além de zelar pela saúde, segurança e bem-estar dos expositores, clientes, visitantes, prestadores de serviço e colaboradores. “Acredito que neste momento esta foi a melhor decisão. Toda a indústria está sofrendo já com os impactos provocados por essa pandemia, mas precisamos ser solidários com esse momento delicado que vivemos”, ressalta o presidente.

São Paulo Fashion Week – São Paulo/SP

Assim como o Minas Trend, a São Paulo Fashion Week comunicou o cancelamento dos desfiles previstos de 24 a 28 de abril. “Diante do cenário atípico e visando preservar a saúde e bem estar de todos, a programação do Festival SPFW+ e a conferência internacional anunciada para o dia 27 de abril serão replanejadas”, diz a nota.

Francal Ablac Show e Salão Alto Verão – São Paulo/SP

A promotora de eventos Francal Feiras e a Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e
Calçados (Ablac), que juntas formam a parceria Francal Ablac Show, anunciaram o adiamento das feiras Francal Ablac Show e Salão Alto Verão, agendadas para ocorrer em junho e agosto, respectivamente. No comunicado enviado à imprensa na segunda-feira, 23 de março, as duas mostras calçadistas foram unificadas. O evento remarcado é a Francal Ablac Show, que será nos dias 2, 3 e 4 de setembro, no Salão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo/SP.

Inspiramais – São Paulo – SP

A próxima edição do Inspiramais – Salão de Design e Inovação em Materiais, foi transferida
para os dias 5 e 6 de agosto, por conta da pandemia da Covid-19 no Brasil. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), e traz as novidades em componentes e materiais para o mercado calçadista e de outros setores. No primeiro comunicado divulgado, a organização do evento manteve o seu tema, o “Free Spirit”, que chama a atenção para “pensar no outro e agir pelo bem do universo”. A Assintecal reforça que “estamos certos que o Inspiramais será mais uma vez um espaço de otimismo e força”.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.