Kantar divulga relatório sobre os impactos do coronavírus

23.03.2020 - Agência Brasil

A Kantar divulgou um conjunto de dados que avaliam os impactos do novo coronavírus, tanto economicamente, quanto no comportamento da população brasileira. A elevação do número de casos, principalmente no País, forçou a adoção de medidas como a quarentena geral entre as pessoas.

Considerando a economia, já é apontada a possibilidade de recessão. Segundo o Ministério da Economia, a expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB, que é a soma de bens e serviços produzidos) é de 0,02% para 2020. A Kantar aponta que os setores mais afetados com a Covid-19 são os de turismo, hospitalidade e aviação. As ações dos dois primeiros caíram cerca de 70% em um mês, e, de aviação, em média, 78%. Outros setores serão impactados, seja pelo abalo econômico chinês ou pelas medidas de quarentena. São eles: Commodities, Frigoríficos, Petróleo, Varejo, Restaurantes e Esportes.

Já a cesta de bens de consumo massivo também passa agora por transformações. Houve crescimento nas categorias de higiene e limpeza, assim como com os produtos alimentícios. Também há uma mudança nos hábitos em relação aos canais de compra, com diminuição de compra nos pontos de venda, e aumento no volume de vendas via e-commerce.

No Brasil, 77% dos entrevistados pela Kantar se mostram preocupados com a pandemia, sendo que 21% deles têm preocupação com a saúde de seus filhos, 17% com a saúde dos idosos e 16% com a população em geral. Entre as medidas de prevenção das pessoas, 27% procuram por alimentos saudáveis e nutritivos, 21% por alimentos frescos, 21% por produtos de limpeza e 20% faz o estoque de alimentos básicos e a compra de remédios para gripe e resfriado.

Sobre o acesso à informação, 77% dos brasileiros confiam principalmente na TV para se atualizar sobre o novo coronavírus. 66% também não sabem que os canais por assinatura estão abertos e sem custo, assim como 60% desconhecem o aplicativo do Ministério da Saúde com informações sobre a doença. Porém, 93% da população sabe que os campeonatos de futebol foram cancelados e 76% que museus, teatros e cinemas não funcionarão nos próximos dias.

Covid-19

Segundo o último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde neste domingo, 22 de março, 1.546 pessoas já foram infectadas no Brasil, nos 26 Estados e no Distrito Federal, com 25 mortes. Em todo o mundo, já são mais de 350 mil infectados, e mais de 15 mil mortes, segundo relatório da universidade norte-americana Johns Hopkins.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.