Artecola apresenta laminados para calçados com redução do impacto do alto consumo

27.02.2020 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Divulgação
Linhas de características biodegradáveis estão entre as novidades da empresa
Uma das novidades em componentes lançados pela Artecola Química (Campo Bom/RS) está na sua linha de laminados com PET, que utiliza resíduos de garrafas em sua composição. Através deste produto, a cada 1 mil pares de calçados produzidos com couraças e contrafotes deste produto, são 400 garrafas PET reaproveitadas.

O novo componente é uma linha de laminados focada no conceito de inovação sustentável, segundo explica o presidente-executivo da empresa, Eduardo Kunst. "Estamos avançando em sustentabilidade quando não apenas reduzimos os nossos resíduos, mas trabalhamos dentro de uma lógica de economia circular. Quando atingimos esse nível, conseguimos gerar sustentabilidade mesmo quando o modelo de negócio necessita de alto consumo, como é o caso do calçado e da moda", explica.

A matéria-prima PET é oriunda da coleta de lixo na região do Vale do Sinos, no Rio Grande do Sul, e envolve o trabalho de uma cooperativa de coletores de resíduos, gerando renda e reflexos sociais positivos. Estes produtos são 100% recicláveis, e permitem o reaproveitamento de todas as aparas geradas no processo de produção. Além disso, os componentes apresentam alta performance, com maior poder de cópia, maleabilidade (ou seja, de aplicação mais fácil), reativação mais rápida, melhor acabamento na área chanfrada (sem marcar o calçado) e com menor temperatura, priorizando o conforto e melhor acabamento na linha de montagem, o que facilita no encaixe do salto.

Este e os demais produtos novos da Artecola serão apresentados na 44ª edição da Fimec – Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes, que será realizada de 10 a 12 de março na Fenac em Novo Hamburgo/RS.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.