Abicalçados revê projeção de crescimento do setor

27.02.2020 - Nicolle Frapiccini/Jornal NH

Em reunião na tarde desta quinta-feira, 27, na sede da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), em Novo Hamburgo, a entidade revisou a projeção de crescimento da indústria calçadista brasileira para este ano. O presidente-executivo Haroldo Ferreira explica que a decisão leva em conta o impacto em nível mundial do novo coronavírus.

“Já existe uma revisão de decréscimo do PIB chinês, mundial e brasileiro. E baseado nisso, infelizmente, revisamos os números e cortamos três décimos dos números que tínhamos planejado. Antes projetávamos um crescimento em torno de 2 a 2,5%. Agora de 1,7 a 2,2%”, fala, ao não descartar novas revisões nos números neste ano.

Além disso, o executivo frisa que ainda é cedo para prever se o impacto do novo coronavírus será maior no mercado interno ou externo. Recentemente, as 76 marcas brasileiras que participaram da mostra milanesa entre os dias 16 e 19 de fevereiro voltaram para o Brasil com negócios na ordem de US$ 38,2 milhões - somados os pedidos fechados in loco e os negócios alinhavados durante o evento -, resultado 60% superior ao registrado na edição de fevereiro de 2019.

“É muito difícil falar sobre isso. A Micam foi bastante positiva e sabemos que o que aconteceu ali é pedido realizado e intenção de compra. Não quero ser pessimista e dizer que o que aconteceu ali não possa acontecer, mas sabemos que pedido feito pode ser cancelado depois. Não dá para achar que o saldo positivo da Micam é garantia daqui para frente.”

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.