89ª Micam encerra com queda de 5% no número de visitantes

20.02.2020 - Redação Jornal Exclusivo

O balanço de dados da 89ª edição da Micam confirma que houve diminuição no total de visitantes em 5%.  Os dados foram divulgados no encerramento da feira, nesta quarta-feira, 19 de fevereiro, pela Associação Nacional de Fabricantes de Calçados (Assocalzaturifici), entidade italiana do setor calçadista que promove a feira realizada em Milão, na Itália.

Segundo o presidente da Micam e da Assocalzaturifici, Siro Badon, a baixa no público total já era esperada, principalmente por conta do novo coronavírus. Apenas na China, o epicentro da doença, 2.118 pessoas morreram até esta quinta-feira, 17. "Vimos uma queda no número de compradores asiáticos e uma desaceleração dos visitantes britânicos devido a dificuldades de transporte, causadas, tanto com a emergência de saúde pública, e, neste último, as condições climáticas extremas", explica. O dirigente completa afirmando que também houve queda no número de compradores vindos da Alemanha, que passam por um "período econômico difícil".

Por outro lado, o dirigente afirma que houve aumento no número de compradores da Rússia e da Comunidade de Estados Independentes (CEI) – que reúne os Estados pertencentes à antiga União Soviética. Estes compareceram à feira com o apoio da Agência de Comércio Italiana. "Tivemos vários compradores e visitantes de alto nível que mostraram real interesse em produtos inovadores apresentados por nossos expositores e, em particular, nas coleções italianas de alta qualidade", completa Badon.

A 89ª Micam recebeu 1.205 expositores, sendo 628 italianos e outros 577 vindos do exterior. Pelo Brasil, 76 marcas compareceram à feira, através do projeto Brazilian Footwear, programa de incentivo às exportações mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Micam Americas

No último dia da Micam, a organização da feira anunciou a primeira edição da Micam Americas, mostra calçadista prevista para ser realizada de 17 a 19 de agosto, no Las Vegas Convention Center, em Las Vegas, nos Estados Unidos. O evento foi criado em parceria com a Informa Markets, substituindo a realização da FN Platform – que será descontinuada. A expectativa é tornar a nova feira como a maior dedicada à indústria de calçados nos Estados Unidos, que envolverá toda a comunidade global do setor em um novo lugar na cidade norte-americana para a realização de negócios.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.