Setor calçadista terá sistema que integra informações

14.02.2020 - Redação Jornal Exclusivo

A cadeia de calçados terá um inédito e inovador sistema integrador de informações, que absorverá da matéria-prima até o consumidor final. O anúncio foi feito durante a reunião do Conselho Consultivo da Cadeia do Calçado, no dia 6 de fevereiro, na sede da Francal Feiras, em São Paulo/SP, e a novidade deve ser lançada neste ano.

O sistema integrador da cadeia calçadista possibilitará a rápida troca de informações, que serão compartilhadas desde o ponto de venda até os fornecedores de insumos, passando também pela indústria e pelos representantes comerciais. Além disso, o sistema promoverá uma transformação na gestão da cadeia de fornecimento, e diminuirá problemas, tais como a perda de venda pela falta de itens pedidos pelo consumidor final e o excesso de estoque, que afeta a rentabilidade das lojas.

Ficará como responsável deste sistema a Vectis Solutions, associação de consultores com experiência no gerenciamento de organizações. A associação será a responsável por criar o modelo de funcionamento do sistema, desenvolvimento e execução. Enquanto isso, a Neogrid, que faz o gerenciamento da cadeia de suprimentos e informações para inteligência de mercado, fará a coleta de dados para disponibilizá-los à cadeia. Quem fará a divulgação do sistema será a Francal Ablac Show, parceria entre a Francal Feiras com a Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac).

Implementação

O projeto piloto terá início nos próximos dias, através de uma reunião entre a Vectis, Neogrid, Francal Ablac Show e os fabricantes de calçados e lojistas interessados em participar dos testes durante o encontro do Conselho. A formatação do piloto será para garantir a agilidade e o desenvolvimento do sistema, e os primeiros resultados devem ser apresentados ainda em 2020. "É preciso trocar a ideia atual de volume pela ideia do tempo. O setor tem que pensar não no 'quanto', mas no 'quando'", explica o adviser da Neogrid e CEO da Vectis, Humberto Batista.

Para o diretor de negócios da Francal, Fernando Ruas, o papel aglutinador no desenvolvimento do sistema integrador da cadeia calçadista reforça o novo posicionamento da Francal Ablac Show. "Queremos cada vez mais oferecer soluções ao mercado e entregar valor aos nossos expositores e visitantes."

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.