Pesquisa prevê crescimento de 22% do e-commerce na América Latina em 2020

21.01.2020 - Redação Jornal Exclusivo

Um estudo realizado pela DHL, multinacional alemã do segmento de logística, revela que o e-commerce deve crescer cerca de 22%¨neste ano em toda a América Latina. A pesquisa, divulgada em janeiro, foi dividida em três segmentos e por regiões, com o Brasil e o México representando os maiores mercados; Argentina, Chile, Colômbia e Peru apontados como médio porte; e América Central e Caribe pelo pequeno porte.

De acordo com a análise, as empresas que possuem uma boa relação com seus clientes garantem sucesso nas vendas online. O levantamento aponta informações como a importância das redes sociais, a relevância dos maiores marketplaces e, principalmente, os problemas de logística.

Como maiores problemas do mercado de vendas online, estão itens como a lentidão no processo, congestionamentos, complexidade dos processos de logística para casos de devolução e troca e infraestrutura para entrega no last mile – quando a entrega sai do centro de distribuição para o destino final. O índice elevado de trocas é também apontado como um dos maiores obstáculos do setor. No Brasil, as devoluções representam 25% das compras totais. Nos Estados Unidos, categorias como moda possuem taxas de troca em torno de 50% nas lojas online, enquanto nas lojas físicas o índice é de 9%.

A pesquisa também apresenta quatro elementos que compõem um centro de distribuição: zona livre de comércio, infraestrutura de portos e aeroportos eficiente, regulamentação aduaneira e comercial e conhecimento específico de logística de e-commerce.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.