Couromoda supera expectativas e mantém feira de três dias em 2021

15.01.2020 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Marcela Brown/GES-Especial
Jeferson Santos comemora o sucesso da 47ª Couromoda
Quase 35 mil pessoas passaram pela 47ª edição da Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda, a Couromoda, realizada neste ano em um formato mais compacto, com redução de um dia. A mudança foi aprovada pelos expositores e visitantes, que lotaram os pavilhões do Expo Center Norte, em São Paulo/SP, entre os dias 13 e 15 de janeiro.

A mostra reuniu mais de duas mil coleções de calçados, bolsas, acessórios e confecções, com foco principal no outono/inverno, mas também com produtos de alto verão para pronta-entrega. O resultado positivo é comemorado pelo diretor-geral da Couromoda, Jeferson Santos. “Foi melhor do que o ano passado. Algumas empresas retornaram e outras devem ingressar no próximo ano. Estamos tendo uma grande revolução em 2020 para ter um 2021 melhor. A perspectiva de crescimento para o ano que vem é de, no mínimo, 5% em vendas”, antecipou.

Para 2021 a expectativa é boa não apenas para a feira, mas para todo o setor, especialmente após o anúncio de que a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da indústria de calçados será reduzida de 12 para 4% a partir de 1º de abril. “Teremos uma economia boa levando em consideração que o dever de casa foi feito em 2019, não só na indústria, mas também no varejo, além dos governos dos Estados, que não estão entrando em guerra fiscal e, sim, em competitividade de ajuste de produto, que é o que foi feito por Eduardo Leite e João Dória”, projeta.

Para o ano que vem a organização já divulgou que a Couromoda segue o mesmo formato, mas será realizada um pouco mais cedo, entre 11 e 13 de janeiro, também no Expo Center Norte, em São Paulo/SP. A antecipação acontece para não coincidir com feiras internacionais, como a Expo Riva Schuh, em Riva Del Garda, na Itália, e a NRF Retail’s Big Show, em Nova York, realizadas no mesmo período que a Couromoda. “Tivemos uma boa visitação, mas acredito que no ano que vem seja melhor até pela mudança de data, já que queremos fazer um trabalho melhor na América do Sul e também trazer os europeus.”

EXPORTAÇÃO BRASILEIRA
Aproveitando o momento de avaliação da Couromoda, Jeferson falou sobre a exportação brasileira que promete ter crescimento de 1,8% em 2020. “No ano passado foi de 0,9%, porém houve crescimento em volume financeiro em razão da variação do dólar. Então já não foi um ano tão ruim. Vejo a exportação para a frente não só através deste crescimento de 1,8%, mas do trabalho que a gente tem feito e, principalmente, porque o Brasil continua sendo competitivo ao extremo no mercado internacional.”

Ele avalia que o Brasil foi muito hábil na substituição de venda quando houve a queda do mercado argentino. Os Estados Unidos seguem no topo do ranking da exportação. Na sequência estão Argentina e França. “Há um trabalho de abertura da comunidade europeia interessada no produto brasileiro, que é extremamente competitivo no preço médio. Mas o grande foco da indústria neste ano, e da venda de calçados no Brasil, será mercado interno.”

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.