Inspiramais: relações humanas e sustentabilidade em sincronia

14.01.2020 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Marcela Brown/GES-Especial
Evento ocorre nos dias 14 e 15 de janeiro, no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo/SP
Começou nesta terça-feira, 14 de janeiro, o 20º Inspiramais - Salão de Design e Inovação de Materiais. Até quarta-feira (15), o Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo/SP, terá mais de 1 mil materiais inovadores, e deve receber 7 mil visitantes. Para a edição 2021_I (voltada ao verão de 2021), o tema é Sincronia, unindo passado, presente e futuro em um só lugar.

O coordenador do Núcleo de Design da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Walter Rodrigues, ressalta que a palavra sincronia significa a conectividade entre vários aspectos de moda. "A sustentabilidade, junto com a moda, é um assunto que a gente discute o tempo todo. Dentro dessas práticas sustentáveis, repensamos a estrutura do evento que é totalmente reaproveitada a cada edição de forma diferente, conduzindo, de forma encantadora, o visitante até a área de negócios", destaca.

No estudo, Sincronia traz uma intensa pesquisa que aponta o futuro da moda, e o comportamento para as próximas gerações, por um olhar macro, que conecta o real e o virtual. Desta forma, a moda seguirá ligada com os movimentos de transformação da sociedade. "Nossa habilidade de resolver problemas, de otimizar o uso de recursos, aumentou enormemente nos últimos anos", reforça o consultor do Núcleo de Design do Inspiramais, Marnei Carminatti.

Documentário

"Marco 5.0: Meio século de transformações na indústria coureiro-calçadista", documentário que conta a história da indústria de calçados brasileira registrada nas páginas do Jornal Exclusivo, será exibido nesta terça-feira, 14, a partir das 10h, na Arena de Sustentabilidade do Inspiramais.

O documentário tem a apresentação da Merkator Feiras e Eventos; patrocínio de Grendene, Sindigrejinha, Francal Feiras, Troca Transportes, Fenac Experiências Conectam, Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas, Rafarillo, Sindifranca, Camaleoa Indústria Têxtil, Jorge Bischoff, Artecola, IBTeC, Beira Rio e Top Shoes Brasil; e apoio de Grupo Cofrag, Killing, Caimi & Liaison, Usaflex, Piccadilly, Master, AICSul, Dilly Sports, Goiâniacal, Empório Yurgel, Prefeitura de Franca, La Femme, Tecnomaq, Fazenda Tradição e Jota Pe.

Projeto Comprador

Um total de 18 empresas estrangeiras participará do Inspiramais através do Projeto Comprador. São companhias vindas da Argentina, Colômbia, Equador, Índia, México e Peru, que reúnem os maiores players do mercado global. O projeto é promovido pelo By Brasil Components, Machinery and Chemilcals, promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Preview do Couro

Será apresentado para a cadeia produtiva o Preview do Couro, que irá ressaltar a importância de sentir-se bem por utilizar roupas que tenham um propósito. A pesquisa irá reunir os materiais e a cartela de cores que servirão para as próximas tendências nos segmentos calçadista, têxtil e acessórios, moveleiro, automotivo e bijuterias. "Para 2021_II, mostraremos não apenas tendências estéticas, mas a compreensão do comportamento do consumidor, estratégias de posicionamento e, principalmente, muita inspiração", comenta Marnei Carminatti, que coordena a execução do Preview do Couro.

+Estampa

O projeto Estampa reúne estúdios de design de todo o País. Ao analisarem elementos da cultura brasileira, eles desenvolveram estampas, para apresentá-las a novas aplicações, com base na cartela de cores na estação trabalhada. As estampas precisam ser incorporadas à originalidade nacional, de forma a reduzir a cultura da cópia e a compra de estampas internacionais por parte de empresas de confecções. O Estampa tem a coordenação do designer e consultor Lucius Vilar.

 

Conexão Criativa e Comercial

MEI, micro e pequenas empresas dos segmentos de calçados, vestuário, acessórios e joalheria participam do Conexão Criativa e Comercial. Elas apresentarão no Inspiramais produtos inspirados nas tendências indicadas na pesquisa feita pelo projeto, realizado pela Assintecal e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Inovamais

O Espaço Inovamais está em busca de inovações que possibilitem propor um desenvolvimento de produto com maior valor, unindo sustentabilidade e tecnologia. Neste projeto, a busca é por encontrar empresas que se diferenciem com maior desenvoltura no mercado. Os produtos deste espaço têm a curadoria da designer Flavia Vanelli, do Núcleo de Design do Inspiramais.

Espaço de Sustentabilidade

Inovação e sustentabilidade estarão juntas no Espaço de Sustentabilidade do Inspiramais. Ele foi criado para dar impulso ao movimento sustentável, em busca de gerar relações positivas entre o ecossistema natural, a sociedade e a economia.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.