Abicalçados projeta crescimento de até 2,5% na produção em 2020

14.01.2020 - Redação Jornal Exclusivo

A produção de calçados no Brasil deve crescer em 2020 entre 2% e 2,5%, é o que prevê o presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Haroldo Ferreira, em entrevista coletiva realizada nesta terça-feira, 14 de janeiro, durante a 47ª Couromoda, em São Paulo/SP. "Diferentemente de 2019, o crescimento deve ser puxado pela recuperação do mercado doméstico, que absorve 85% das vendas do setor", analisa o dirigente.

Segundo Ferreira, há um clima de otimismo para a recuperação do setor calçadista para 2020, que iniciou com a Reforma da Previdência já em vigor, e que está com a Reforma Tributária em andamento. "O mercado, impulsionado pelo consumo, está dando indícios de retomada da confiança, o que deve gerar investimentos e fazer com que a roda da economia volte a girar. Existe uma expectativa de recuperação mais substancial para 2020, que deve ser refletido já na Couromoda", prevê.

Durante a coletiva, a Abicalçados também apresentou dados do setor calçadista brasileiro. No ano passado, até novembro, a fabricação de calçados subiu 1,8%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e em 2018, foram produzidos 944 milhões de pares. Quanto aos empregos, a entidade calçadista revela que o setor manteve 282 mil postos de trabalho em novembro, com a criação de mais de 9 mil empregos, desde janeiro do ano passado. Pelas exportações, o País enviou ao exterior em 2019 114,5 milhões de pares, gerando a receita de US$ 967 milhões, alta de 0,9 em volume e queda de 0,9% em preço.

Quanto à feira calçadista realizada na capital paulista, o presidente-executivo destaca que a Couromoda tem um importante papel para o setor calçadista. "Por ser a primeira grande feira do ano, além de servir como um termômetro de vendas, auxilia na tomada de decisões para o restante do período." A 47ª Couromoda segue até quarta-feira, 15 de janeiro, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.