Fornecedores e bancos dominam dívidas do Grupo Priority

17.12.2019 - Nicolle Frapiccini / Jornal NH

A instabilidade econômica somada à crise enfrentada pelo setor calçadista e o alto endividamento bancário em curto prazo foram os principais fatores que levaram o Grupo Priority, de Ivoti/RS, a ajuizar na manhã de segunda-feira (16), o pedido de recuperação judicial na Vara Regional Empresarial da Comarca de Novo Hamburgo. Detentora das marcas West Coast e Cravo & Canela, as dívidas da calçadista são superiores a R$ 39 milhões. Em comunicado divulgado, a empresa avalia que o pedido é fundamental para a continuidade de seu processo de reestruturação financeira. "A medida não afeta a operação da companhia, que segue em pleno fundamento", consta no documento.

De acordo com o advogado Laurence Bica Medeiros, que está conduzindo o processo pela Medeiros, Santos e Caprara Advogados, mais de 60% da dívida da calçadista está ligada a instituições financeiras. "A empresa tem viabilidade do ponto de vista operacional e financeiro, tem condições de se reestruturar e voltar a crescer no mercado", comenta, ao dizer que o grupo tem uma marca forte e já estava se reestruturando internamente. A consultoria de gestão e financeira do processo é da Cheetah Consultoria Empresarial.

Credores

Dividida em três categorias, a grande parte dos credores da calçadista é formada por empresas fornecedoras e bancos. "O passivo está dividido entre as classes trabalhistas, quirografários e ME/PP", fala Medeiros, ao explicar que a divisão das categorias dos credores é definida pela legislação. Por isso que algumas empresas credoras se enquadram na categoria quirografários e outras na de micro empresas e pequeno porte. "A partir dessas categorias são realizadas as votações nas assembleias de credores", comenta.

Foto: Divulgação
Expectativa pelo deferimento até quinta-feira

O advogado fala, ainda, que a calçadista, com mais de 32 anos no mercado, aguarda o deferimento do processamento de recuperação judicial para essa semana. "O tempo de análise da Vara Regional Empresarial é rápido, já que é uma vara especializada." Se deferido o pedido, o grupo poderá apresentar um plano de pagamento do passivo.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.