Pequenos negócios terão investimento de R$ 21 milhões para estimular exportações

29.11.2019 - Redação Jornal Exclusivo

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) assinaram um convênio para estimular e capacitar micro e pequenas a internacionalizarem suas operações. Com investimento de R$ 21 milhões, a parceria atenderá mil negócios nos próximos três anos. O acordo envolve treinamentos, consultorias, rodadas de negócios e apoio para prospecção de mercado, entre outras ações. Conforme estudo do Sebrae feito em 2019, mais de 40% das empresas exportadoras brasileiras são pequenos negócios. Eles foram responsáveis por vendas externas que somaram US$ 1,24 bilhão em 2018.

O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, ressaltou a importância de pequenas empresas ampliarem suas exportações. “Ao internacionalizarem as operações, as empresas diversificam o mercado, aumentam o giro no estoque e consolidam a marca, inclusive no mercado interno”, afirmou o presidente. “Há ainda o ganho com a participação em países com realidades distintas da nossa”, completou.

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, destacou que, embora sejam numerosas no mundo inteiro, MPEs ainda têm um grande desafio de ampliar as exportações e o faturamento. “É preciso criar a cultura de que as micro e pequenas empresas podem exportar”, observou Melles. “Muitos querem vender seus produtos para fora, mas ainda enfrentam dificuldade”, acrescentou.

Negócios

O convênio prevê a realização de atividades logo após o mapeamento das necessidades dos empresários, a partir de estudos de inteligência comercial. O acordo enfrentará uma das maiores dificuldades encontradas pelas MPE para exportar, que é identificar mercados no exterior, com missões prospectivas e comerciais, possibilitando às empresas conhecer as realidades do mercado alvo, além de intensificar o relacionamento com possíveis clientes. O acordo propõe, ainda, rodadas de negócio no Brasil com compradores estrangeiros ou em eventos internacionais com o objetivo de geração de negócios.

O objetivo do convênio é aumentar o indicador de aptidão para internacionalização das micro e pequenas empresas em 15%, mesmo percentual esperado para que empresas participantes com produtos, serviços ou processos novos ou aperfeiçoados, se adequem ao mercado internacional. A expectativa é ter, pelo menos, 20% das firmas participando de ações de promoção de negócios, e obter 80% de satisfação dos empresários em relação à qualidade dos serviços das equipes dos Centros Internacionais de Negócios e das unidades estaduais do Sebrae.

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