Calçados de couro ganham preferência entre os brasileiros, aponta estudo

29.11.2019 - Redação Jornal Exclusivo

Os calçados de couro estão cada vez mais presentes na decisão de compra dos consumidores. Estudo lançado pelo IEMI – Inteligência de Mercado demonstra que 25% dos brasileiros adquiriram o item em sua última compra e destes 55% (ou 14% do total) afirmam que o fato de o calçado ser de couro teve um peso relevante na escolha. Ao todo, foram entrevistados 1.250 consumidores acima de 18 anos e de todos os poderes de compra e regiões do País.

De todos os participantes, 65% dos consumidores pagariam mais por um calçado de couro e 58% estariam dispostos a pagar mais por um calçado sustentável. Na média, os entrevistados afirmaram que pagariam até 25% a mais por um produto de couro e sustentável. O diretor do IEMI aponta o número relevante de que 70% dos consumidores que adquiriram calçados de couro natural em sua última compra afirmaram que o produto de couro deveria custar mais caro que um calçado do mesmo modelo e de outro material.

Qualidade lidera atributos na escolha da marca

Independentemente do tipo de calçado, entre os principais atributos que mais agradam os consumidores na hora de escolher uma marca, estão a qualidade do produto (57%), o preço acessível (50%) e o produto “calçar bem” (49%). De acordo com consumidores entrevistados que adquiriram o calçado de couro em sua última compra, quando comparado com um calçado de outro material, o produto é mais confortável mais durável, com maior qualidade, mais bonito e sofisticado. Em termos de design, o produto é bem avaliado, mas ainda pode se diferenciar mais, provavelmente por conta do apelo atemporal explorado pelas marcas que ofertam o produto no mercado e que agrada a maioria dos consumidores.

Segundo o IEMI, a média de valor pago por um calçado de couro é de R$ 318,62 e por um calçado de outros materiais é de R$ 221,79. O estudo ainda aponta que a frequência média de compra para os calçados de outros materiais é de 3,8 vezes por ano, enquanto que os consumidores que adquiriram calçados de couro apresentam uma frequência média superior, de 4,4 compras/ano.

Perfil do consumidor de calçado de couro

De acordo com a pesquisa do IEMI, é possível concluir que o perfil típico do consumidor de calçado de couro é homem, acima de 45 anos, pertencente às classes A e B. “Analisando a participação dos calçados de couro nos perfis do comportamento de consumo dos brasileiros, observa-se que o produto é muito desejado pelo público em geral, mas há uma enorme oportunidade para ampliar o engajamento dos consumidores mais jovens, em que o maior atrativo pode ser os calçados fabricados com couros sustentáveis”, afirma Marcelo Prado. As mulheres totalizaram 60% dos consumidores de calçados em geral, contra 40% dos homens, independentemente do tipo de produto que compraram.

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