Conselho discute os desafios para o setor calçadista

02.12.2019 - Redação Jornal Exclusivo

Foi realizada na terça-feira, 25 de novembro, a primeira reunião do Conselho Consultivo da Cadeia do Calçado, na sede da Francal Feiras, em São Paulo/SP. O grupo foi criado com o objetivo de promover a integração do setor e dar início às discussões sobre os principais desafios para o seu desenvolvimento.

O conselho é uma das iniciativas da Francal Ablac Show, parceria entre a promotora Francal e a Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac). Ele é composto por 23 membros, entre eles fabricantes, lojistas, fornecedores, diretoria da Francal e integrantes das seguintes entidades: Ablac, Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira dos Representantes de Calçados, Confecções, Bolsas e Acessórios (Abrecal) e Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB).

Iniciativa

Na abertura do encontro, o presidente da Francal, Abdala Jamil Abdala, e o diretor de negócios da promotora, Fernando Ruas, destacaram o ineditismo da iniciativa e a necessidade de diálogo entre todos os elos da cadeia, para aumentar as vendas e a rentabilidade. Após isso, o designer e professor do Instituto Europeo di Design (IED São Paulo), Fábio Silveira, realizou uma apresentação com o tema Design Thinking, dividindo os integrantes do conselho em dois grupos, para discutir assuntos como a experiência de compra multicanal pelo consumidor, tecnologias de integração e premissas para a indústria criar a partir do comportamento do cliente.

Cada grupo trouxe soluções inovadoras para os diferentes temas, e a sua viabilidade de implementação. As propostas citadas na reunião serão compiladas e compartilhadas com as entidades participantes para a disseminação em seus respectivos segmentos. Do mapeamento, surgirão os temas a serem debatidos nos próximos encontros bimestrais.

Reflexos do primeiro encontro

Fernando Ruas considerou positiva a primeira reunião do Conselho Consultivo da Cadeia do Calçado. Segundo ele, o encontro atingiu o seu objetivo de mapear os principais temas do setor, para que possam ser explorados ao longo do ano. "É a primeira vez que toda a cadeia se debruça sobre seus desafios comuns, internos, desde a ponta, que é o consumidor, até onde tudo começa, os fornecedores. Nós, da Francal, estamos muito satisfeitos com o resultado", destaca.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.