Inspiramais prima pela sustentabilidade

02.12.2019 - Redação Jornal Exclusivo

A 20ª edição do Inspiramais - Salão de Design e Inovação em Materiais, reunirá empresas que cuidam do meio ambiente através do Espaço de Sustentabilidade 2021_I. O projeto foi criado para dar visibilidade e estímulo a trabalhos e empresas que enxergam a sustentabilidade como diferencial para desenvolver seus produtos. O evento será nos dias 14 e 15 de janeiro, no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo/SP, comemorando 10 anos em sua 20ª edição, lançando as novidades em componentes dos setores calçadista, moveleiro, automotivo, confecções, acessórios e bijuterias.

A curadoria será da designer Flávia Vanelli, do Núcleo de Design do Inspiramais. O projeto é realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) - promotora do Inspiramais - e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). As empresas participantes do Espaço de Sustentabilidade são companhias inclinadas explicitamente para a inovação, e que têm como seu principal mote no engajamento sustentável como diferencial de produto, sendo fatores que potencializam a busca de competitividade e qualidade no mercado de moda do País.

Participantes

As empresas que estarão presentes no Espaço já se mobilizam para o evento. Uma delas é o Grupo Cofrag (Sapiranga/RS), que leva ao Inspiramais a poliamida Eco-Care, que permite a fiação de fios de alta qualidade, e retém as propriedades das fibras virgens. Outro modelo que a companhia trará é o PLA-Bio, polímero fabricado pela dextrose, uma fonte de glicose derivada da extração do amido de milho. O item possui características semelhantes às do poliéster, com origem em fontes fósseis.

Por sua vez, a Kisafix, marca de adesivos da Killing (Novo Hamburgo/RS) exibirá um amplo portfólio de produtos sustentáveis, nos pilares econômico, ambiental e social. Entre os itens de colagem, estão adesivos, primers, agentes de limpeza e auxiliares. A linha se compõe por itens isentos de solvente, e promovem o uso responsável de recursos no processo, economizando energia, espaço, uso de equipamentos, manutenção e mão de obra, por exemplo.

Em sua linha de cabedais, a Top Shoes (Campo Bom/RS) levará o produto em knit, produzido através do resíduos de garrafas pet retiradas da natureza. Fabricante de palmilhas, a Tacosola (Novo Hamburgo/RS) levará um produto em EVA sustentável, feito com resina à base de cana-de-açúcar, e que se enquadra no selo I'm Green, da Braskem, utilizando mais de 51% de biobase e tecido superior de lã natural.

No Espaço de Sustentabilidade, a Pattenati (Caxias do Sul/RS) levará ao Inspiramais o tecido Salt and Pepper Reciclato, produzido através da combinação de fios lisos e mesclas de poliéster reciclado de garrafa pet. O tecido é feito em um ciclo de produção sustentável, com responsabilidade social e ambiental, em conformidade com a Lista de Substâncias Restritas (RSL) em processos limpos. Com isso, a companhia utiliza recursos naturais de forma eficiente.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.