Amazon segue sua expansão no Brasil

04.11.2019 - Redação Jornal Exclusivo

Após expandir sua operação no começo do ano com lançamento de novas categorias e novo Centro de Distribuição, e nos últimos meses lançar Prime, Amazon Music, Alexa e dispositivos Echo, a Amazon anunciou no dia 29 de outubro a ampliação de suas categorias. A companhia norte-americana fez no País o lançamento de 19 novas lojas, com produtos vendidos pela própria empresa e por vendedores parceiros, e dezenas de milhares de novos produtos elegíveis à plataforma. Ao todo, o site agora oferece 25 categorias e mais 20 milhões de produtos.

"Seguimos trabalhando para cada vez mais adicionar conveniência, ótimas ofertas e entregas cada vez mais rápidas à nossos clientes no BR", diz Alex Szapiro, Country Manager da Amazon Brasil.

Filial brasileira

No ano passado, a Amazon injetou mais de R$ 97,5 milhões em sua filial brasileira. As empresas Rainforest Holdco 1 e Rainforest Holdco 2, que são controladoras da Amazon Brasil, repassaram o dinheiro à filial por meio de contratos de câmbio.

Com a operação, o capital social da Amazon Brasil aumentou de R$ 397,9 milhões para R$ 495,4 milhões. Esse montante é apenas uma parcela pequena do dinheiro que a companhia tem: só no último trimestre de 2017, a loja atingiu lucro recorde de US$ 1,9 bilhão. A Amazon tem valor de mercado de US$ 696 bilhões e, por um breve momento, chegou a ser a segunda empresa mais valiosa do mundo, ultrapassando o Google.

Estratégia

Hoje, a Amazon se restringe à venda direta de livros e Kindles no Brasil, deixando outras categorias de produtos, como eletrônicos, informática, ferramentas e utilidades domésticas, a cargo de lojas parceiras, no esquema conhecido como marketplace. Para crescer rapidamente no país, a empresa adota uma estratégia agressiva, cobrando comissão de 10% dos vendedores, contra até 15% da concorrência.

A companhia norte-americana orienta-se por quatro princípios: obsessão pelo consumidor ao invés de foco na concorrência, paixão por inventar, compromisso com excelência operacional e visão de longo prazo. Avaliações de clientes, compra com 1-Clique, recomendações personalizadas, Amazon Prime, Amazon Prime Video, Fulfillment by Amazon, Amazon Web Services (AWS), Kindle Direct Publishing, Kindle, Fire tablets, FireTV, Amazon Echo e Alexa são alguns dos produtos e serviços pioneiros da Amazon.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.