Sob nova direção: Siro Badon e o futuro da Micam

14.10.2019 - Marcela Brown

Foto: Divulgação
Siro Badon
Com porte de líder veterano que conhece o setor calçadista do seu quintal e do restante do mundo com a palma da mão, Siro Badon gastou a sola do seu sapato italiano percorrendo os mais de 60 mil metros quadrados da 88ª Micam de forma enérgica. Ativo do início ao fim do dia durante todo o período em que ocorreu a feira calçadista mais importante do mundo, de 15 a 18 de setembro, na Itália, o novo presidente assumiu a mostra cinquentenária com olhos voltados às grandes transformações do cluster. Entre mesas de negócios com nomes do calçado em nível mundial, entrevistas coletivas à imprensa e participação protagonista nas solenidades dos grandes eventos da mostra, o experiente Badon quer antever o futuro: "É preciso novas ideias, novidades criativas, start-ups, novos valores para o setor calçadista. E os canais de comunicação possuem, de fato, as diretrizes que precisamos seguir para nos preparar para os próximos cinquenta anos", sentenciou o líder após averiguar os resultados da edição sob nova direção.

Em abril deste ano, o conselho geral da Assocalzaturifici nomeou Badon para a nova presidência, sucedendo Annarita Pilotti para o período dos próximos quatro anos (gestão 2019/2023). O dirigente foi eleito pela grande maioria dos empresários conselheiros em Nápoles, na ocasião do World Footwear Congress. A nomeação oficial ocorreu durante assembléia geral, no dia 26 de junho, em Milão. Sempre perto do mundo dos negócios e das associações, ele cobre ainda o cargo de presidente da ACRIB, Riviera del Brenta Footwear Association, além de comandar a tradicional fábrica italiana de calçados De Robert, uma empresa histórica na Europa. Desde 1976, Badon atua nos negócios de sua família, o que é recorrente entre as empresas de calçados italianas. Diante dos desafios que se descortinam, o presidente celebrou a primeira Micam sob sua jurisdição na mesma ocasião em que concedeu entrevista especial ao Jornal Exclusivo, que esteve in loco na cobertura da feira milanesa no mês passado.

Entrevista com Siro Badon – presidente da Assocalzaturifici

Como foi comandar pela primeira vez a feira calçadista mais importante do mundo?

Esta edição foi duplamente empolgante para mim. Primeiro, porque foi a primeira desde que eu me tornei presidente. Segundo, porque tem um significado ainda mais amplo, com a Micam celebrando seu 50º aniversário. Analisando os números, a 88ª Micam se encerrou com a presença de 44.076 visitantes, dos quais 60% eram internacionais. A vitalidade das trocas realizadas durante a feira demonstra que esses eventos continuam desempenhando um papel essencial para o setor em termos de trocas de negócios e, diante dos resultados, estamos orgulhosos do sucesso desta edição de 2019, que consolida a Micam como a exposição mais importante do mundo para o setor.

Como a Micam conseguiu acompanhar as transformações do setor ao longo das últimas 5 décadas?

A Micam sempre se destacou por sua capacidade de acompanhar as mudanças do mercado, tanto em termos de dinâmica comercial quanto de tendências de consumo. Ao longo dos anos, conseguimos manter os profissionais do setor atualizados as diversas tendências, graças aos nossos parceiros internacionais e análises abrangentes do mercado. Também neste ano, fomos capazes de fornecer uma visão global das tendências de produtos, ampliando nossa visão do mundo dos influenciadores, que são comunicadores relevantes, à frente das tendências de moda e que devem ser levados em consideração pelas empresas que desejam inovar.

Quais são os principais pilares do calçado “Made in Italy”?

Qualidade acima de tudo. Acredito que esse seja o objetivo central de todas as empresas que fazem parte da grande tradição de nossa indústria. Nossas empresas nunca se comprometeram com políticas de preços ou com a redução dos padrões de qualidade de nossos produtos. É por isso que o calçado italiano continua a ter sua própria identidade no mundo, reconhecida em todos os mercados.

Como a indústria calçadista italiana se adapta frente ao novo consumidor?

A indústria de calçados italiana sempre demonstrou ter uma forte capacidade de adaptação, o que não significou, no entanto, a perda de suas características mais peculiares. Nesse sentido, sempre conseguimos oferecer ao mercado novidades capazes de criar novos nichos de mercado e continuamos a garantir um estilo inconfundível que é apreciado em todo o mundo. Eu diria que a característica mais sutil de nossa capacidade de adaptação tem sido a de não nos deixar condicionar por modismos passageiros, mas de conseguir criar tendências que se tornam regras de estilo ao longo do tempo.

Como as marcas podem atender os consumidores da geração millennials?

Como a característica distintiva do calçado “Made in Italy” agora é apreciada até pelas gerações mais jovens, nossa associação presta muita atenção às tendências que preocupam essa parte do público. A Micam comprovou essa dedicação nesta edição, criando o espaço 'Players District' pela primeira vez: uma área inteiramente dedicada ao esporte e ao ar livre, que já se mostrou particularmente dinâmica e atrativa nesta edição de estreia. Nos dias 5 e 6 de outubro, ocorreu o PLUG-Mi, um evento original completamente aberto ao público e co-organizado por nós, em que as coleções de tênis das maiores marcas foram exibidas em um cenário metropolitano, complementado por eventos e experiências envolventes.

O que esperar da Micam 2020?

Continuaremos no caminho da evolução que percorremos na quinquagésima edição e buscaremos novas sinergias para poder oferecer às empresas e compradores as melhores oportunidades de negócios no âmbito do evento. Certamente continuaremos com o conceito de 'Players District', garantindo que o espaço marque presença novamente, com o objetivo de torná-lo ainda maior e oferecendo novas ideias sobre maneiras de crescer para as empresas do setor. Por enquanto, não posso dizer mais nada, mas basta dizer que não vai faltar novidade e inovação!

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