Potência: a indústria de calçados catarinense

14.10.2019 - Carolina Zeni / Jornal Exclusivo

Foto: Divulgação
Polo SC
Não é de hoje que Santa Catarina se destaca pela sua produção de calçados. As 243 indústrias produzem, anualmente, 14,7 milhões de pares. De fato os números já foram superiores. Em cinco anos, por exemplo, 67 empresas fecharam suas portas e 1.197 pessoas ficaram desempregadas. As baixas são reflexo do cenário econômico que enfrenta o Brasil nos últimos anos. Entretanto, calçadistas catarinenses revelam-se cada vez mais potentes frente às adversidades.

Um dos mais importantes polos de Santa Catarina é o de São João Batista. Segundo dados fornecidos pelo Sebrae-SC, o município batistense conta atualmente com 395 empresas de fabricação de calçados. Os dados são de fevereiro deste ano. Essas companhias chegam a produzir, em média, um 1,6 milhão de pares por mês de calçados femininos. O polo emprega diretamente nas linhas de produção mais de 8 mil trabalhadores e outros 4 mil indiretamente.

De 2013 a 2018, as exportações de calçados em Santa Catarina aumentaram em 70%. A Menina Rio (São João Batista/SC), por exemplo, é uma companhia que se consolida cada vez mais no exterior. "Foi o caminho que encontramos e que deu certo. Intensificamos as exportações há dois anos e hoje representa em torno de 25% dos negócios da empresa. A exportação acaba sendo interessante pelo volume maior de pedidos. Então nascem grandes negócios", relata a gerente comercial, Cláudia Cipriani. A forte atuação da Menina Rio está em países da América do Sul como Bolívia, Chile, Argentina, Uruguai e Equador.

Novidades

Em paralelo aos negócios no exterior, a companhia batistense vem trabalhando 24h por dia para o desenvolvimento de mais de 150 novos modelos para sua coleção de inverno 2020, que será lançada na primeira quinzena de novembro. A aposta da Menina Rio é na 30ª Feira Ópera, um evento internacional de decoração e moda baby, kids & teen realizado exclusivamente para lojistas de 7 a 9 de novembro no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo/SP.

Cláudia afirma que a estação pede produtos mais leves. "Vai ter coturno, tênis, linhas de sandálias e sapatilhas. O inverno, por si só, fecha a tonalidade das cores. Vamos ter mistura de cobras, crocos, tecidos e somente a parte dos tênis que permanece bem colorida", antecipa.

Camminare no caminho do desenvolvimento e criação

Foto: Divulgação
Micam
A Camminare é mais uma empresa batistense que tem se destacado no mercado. A calçadista, que é inspirada nas últimas tendências acompanhadas de um toque de personalidade, participou pela primeira vez da 88ª edição da Micam, a maior feira calçadista do mundo, que ocorreu em setembro em Milão, na Itália. "É o início de um trabalho internacional nessa região. Ficamos super empolgados com os resultados iniciais, além das visitas e apresentações para diversos clientes também já realizamos negócios e fechamos várias parcerias de representações e distribuições voltadas para a Europa e Ásia, onde até esse momento não tínhamos trabalho", comemora o diretor comercial da companhia, Mayko Zunino.

O trabalho realizado na Camminare é voltado para o setor de desenvolvimento e criação, buscando inovação e exclusividade dentro do mix da coleção. "A busca por novos mercados e parcerias têm sido uma constante na Camminare. Para isso, transformar e inovar a marca a cada coleção é importante, sem nunca perder a identidade."

Foto: Divulgação
Coleção
A coleção de inverno 2020 da companhia aparece com cabedais mais ricos e carregados em detalhes. Há destaque para o animal print, onde foram desenvolvidas estampas e materiais exclusivos, alinhados a acabamentos das construções diferenciadas como saltos amadeirados. "Destacamos a volta com força total dos scarpins e a consolidação dos shapes quadrados, inclusive nos produtos mais sociais", complementa Zunino. Em contraponto à tendência social, o tênis também continua fortíssimo e se destaca com a mistura de materiais tecnológicos e delicados como os gliters.

 

O polo que expande

Foto: Divulgação
Inverno 2020 propõe uma volta no tempo, revisitando o armário dos anos 80
A Di Valentini é uma empresa batistense de vanguarda, que investe na área de criação e desenvolvimento, contando com profissionais com know-how de mais de 20 anos. O diretor comercial da companhia, Zé Osterno Filho, não tem dúvidas que, atualmente, o polo de São João Batista é um celeiro de indústrias de calçados com foco 100% em moda. "É um polo que investe muito em pesquisa de tendências e comportamento", destaca. Para se destacar no mercado, a Di Valentini tem trabalhado muito forte o relacionamento com o cliente, oferecendo informações de tendências e comportamento de moda. "Concentrando nossa energia no serviço, pois entendemos que o cliente não compra apenas produto, ele compra a experiência", avalia Filho. O inverno 2020 propõe uma volta no tempo, revisitando o armário dos anos 80, numa estética boho com tons marrons, sueds e materiais com acabamento vegetal. Complementam as novidades da vibe vintage da nova coleção as palmilhas quadradas, saltos blocos e materiais metalizados.

Para vencer os desafios que o mercado impõe, Filho destaca que a companhia busca se aproximar cada vez mais do cliente, com serviços que agreguem e tragam resultados no ponto de venda.

Projeções em alta

Foto: Divulgação
Na sede da Calçados Ala, atualmente são produzidos 13 mil pares por dia
Em janeiro de 2020, a Indústria de Calçados Ala completa 35 de existência. Com as marcas Ala e Zatz, possui uma das maiores fábricas batistenses e atua no mercado brasileiro e internacional, exportando para mais de 30 países. A companhia está em expressivo crescimento. Um dos exemplos é a expansão dos estandes na 29ª SC Trade Show e na 9ª Zero Grau - Feira de Calçados e Acessórios.

De acordo com o diretor comercial da empresa, Jonatha dos Santos, e empresa expandiu seus negócios. Abriu outra unidade, há dois anos, em Canelinha/SC, onde produzia cerca de três mil pares de calçados por dia.

Foto: Divulgação
São mais de 250 modelos novos lançados a cada coleção
"Aumentamos o galpão há um ano para estoca produto. São quatro esteiras que fazem quatro mil pares por dia. Se o Brasil melhorar vamos mais pra frente", projeta Santos, otimista.

Na sede da companhia, em São João Batista/SC, são produzidos atualmente cerca de 13 mil pares por dia. São mais de 250 modelos novos lançados a cada coleção.

Componarte cresce

Foto: Divulgação
Destaque para os componentes
As empresas catarinenses de componentes também nadam a favor da maré. A Componarte (São João Batista/SC), que celebra neste ano dez anos de atividades, é uma delas. Em setembro deste ano abriu sua terceira filial, em Sapiranga/RS e em janeiro de 2020 abrirá sua quarta filial em Birigui, em São Paulo, a fim de estar cada vez mais próximo dos clientes, ofertando agilidade na produção das fábricas com abastecimento rápido. Ela traz para o mercado calçadista mais de 200 novidades em produtos para as fabricantes de calçados.

Dados

Evolução da produção de calçados em Santa Catarina

Ano    Milhões de pares

2013   20,0

2014   19,5

2015   16,4

2016   13,2

2017   14,1

2018   14,7

Estabelecimentos do setor

Ano   Estabelecimentos

2013   310

2014   311

2015   278

2016   240

2017   243

Saldo de emprego do setor

Ano   Empregos

2013   7.763

2014   7.210

2015   6.792

2016   6.629

2017   6.706

2018   6.566

Exportações de calçados

Ano   Mi em U$   Mi em pares

2013     11,5         0,8

2014     10,2         0,8

2015     10,2         0,9

2016     13,1         1,3

2017     18,6         1,7

2018     19,9         1,7

2019*    12,1        1,0

* de janeiro a agosto

Fonte: Abicalçados

 

Alfa Transportes abre três novas unidades no Espírito Santo

A Alfa Transportes (Caçador/SC) segue ampliando a sua estrutura operacional. A empresa inaugurou no dia 1º setembro três novas unidades no Espírito Santo, mais especificamente nas cidades de Serra, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim.

As novas unidades da Alfa Transportes no Estado capixaba dispõem de uma área total de 7,2 mil metros quadrados de hub, com estruturas operacionais adequadas à demanda para coletas e entregas de mercadorias.

"Enxergamos uma grande oportunidade na carência de oferta de prestação de serviço em nosso segmento nas ligações Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Nossa empresa tem uma grande capilaridade nas regiões mencionadas, o que é um grande diferencial", comenta o gerente comercial nacional da Alfa Transportes, Anderson Perez.

Com a abertura das novas unidades no Espírito Santo, a Alfa Transportes projeta um incremento nos negócios. "Objetivamos um crescimento da ordem de 10% na receita geral da companhia no término do primeiro ano de operação das novas unidades", sustenta Perez.

Atualmente, a empresa conta com 136 unidades distribuídas nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal.

Em novembro tem SC Trade Show

A segunda edição do ano da SC Trade Show já tem data. De 5 a 7 de novembro, o Infinity Blue & Resort, em Balneário Camboriú/SC recebe a 29ª edição do evento que promete trazer as principais novidades do inverno 2020. O Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (Sincasjb) já emitiu mais de 100 passagens aéreas para lojistas de todo o Brasil.

A SC Trade Show é a principal mostra calçadista de Santa Catarina. O evento é o primeiro a lançar as tendências em calçados, bolsas e acessórios, recebendo grandes expositores e lojistas com o intuito de gerar cada vez mais negócios. São mais de 3 mil pessoas visitando a feira a cada edição entre expositores, lojistas e compradores apresentando cerca de 150 coleções de calçados.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.