Pés no Futuro apresenta diferenciais da indústria para estudantes

08.10.2019 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Divulgação
Brune Bernardi e Lucas Kern (do SICTC) levam o Pés no Futuro para escolas de Três Coroas/RS
As escolas de Três Coroas/RS recebem, desde o dia 19 de setembro, apresentações do projeto Pés no Futuro. A ação busca trazer aos jovens estudantes do município as oportunidades dentro da indústria calçadista local, destacando áreas como inovação, tecnologia e conhecimento.

O projeto foi idealizado pela estilista Brune Bernardi, de 23 anos. Ela é estudante de pós-graduação em Moda e Inovação em Processos para as Indústrias Calçadistas e de Artefatos na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS), e também vive o dia a dia da empresa da sua família, a Divalesi (Três Coroas/RS). Brune conta que a iniciativa surgiu enquanto desenvolvia um projeto sobre os pilares da sustentabilidade, sendo estes social, econômico e ambiental. "Todos em Três Coroas vivem do Calçado, inclusive o entorno dependente desta indústria. Mas muitos têm vergonha de dizer que vivem disso. Eu gosto de ver o lado positivo das coisas sempre. Tudo está em transformação, não só a indústria calçadista. Por isso, vi que o projeto criado nas aulas da pós poderia virar realidade", explica.

Foi deste ponto que Brune buscou o apoio para a proposta, junto ao Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas (SICTC) e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura do município. Assim, foi possível levar o projeto aos estudantes do nono ano da rede pública municipal.

Inovações

As apresentações do Pés no Futuro são multimídias, através de vídeos que trazem inovações em funcionamento nas indústrias de Três Coroas, tais como máquinas de corte a laser, softwares para o desenvolvimento de solados, saltos, matrizes, programação de robôs, entre outros atributos. Os estudantes também assistem a depoimentos de jovens profissionais que realizam importantes funções dentro das fábricas da cidade.

Posterior ao conteúdo multimídia, Brune questiona os estudantes sobre quais serão as suas escolhas profissionais, indicando sobre os possíveis caminhos nas áreas de produção, desenvolvimento, administração, comercial e marketing das fabricantes de calçados. "Nosso foco é relacionar possibilidades e oportunidades presentes no universo dos calçados", completa.

Projeto de transformação

O presidente do SICTC, entidade parceira da ação, Joel Brando Klippel, comenta que o Pés no Futuro é maravilhoso. Ele lembra que o setor dispõe de diversas áreas de engenharia, permitindo aos jovens que participem da realidade atual da indústria, que passa por transformações tecnológicas. "Assim, mostramos que o calçado não deve ser a última opção do jovem, mas sim a primeira, pois o Vale (do Paranhana, região onde se localiza Três Coroas) é rico nesta vocação e permite uma vida e futuro confortáveis", ressalta.

Novas oportunidades

Estudante do nono ano da Escola Municipal Águas Brancas, Martina Mapelli, 15 anos, não fazia ideia da existência de muitas das atividades e inovações apresentadas por Brune em sua classe, no dia 27 de setembro. "Não sabia que essas tecnologias já estavam dentro de indústrias de Três Coroas", confessa. Ela acredita que o calçado abre muitas portas, apesar de saber que pouca gente de sua geração, hoje, tenha vontade de trabalhar neste segmento. "Sempre vamos precisar de calçados. Meus planos não são seguir na área, mas não descarto a possibilidade. Tem mercado aqui, grandes empresas aqui, que alcançam o mundo inteiro", considera ela.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.