Dudu Bertholini leva conteúdo à Zero Grau

14.10.2019 - Ruan Nascimento / Jornal Exclusivo

A Zero Grau - Feira de Calçados e Acessórios terá a presença do estilista e consultor de moda Dudu Bertholini, um dos grandes nomes da moda brasileira. Ele apresenta a palestra "Do movimento hippie à moda disruptiva: 50 anos de transformações no universo calçadista" no dia 19 de novembro, às 17h30, no espaço Spot Fashion, durante a mostra que ocorre entre 18 e 20 deste mês, no Serra Park, em Gramado/RS. Bertholini traçará em sua fala um panorama histórico da moda, desde o fim da Segunda Guerra Mundial, passando pela virada para o século XXI, até a atualidade. A palestra também traz a discussão sobre o futuro da moda, do comportamento e do próprio calçado. "Tenho uma ligação histórica com o setor calçadista, que vem desde o início da minha trajetória. Por isso a minha expectativa para estar na Zero Grau. Falo sobre a história da moda para entendermos o presente e imaginar o futuro que queremos desenhar", comenta.

Transformação fashion

Segundo o expert, atualmente o conceito de moda passa por um processo de transformação, em que a linha do tempo fashion dos últimos 100 anos ajuda a entender o tempo presente e a assimilar as mudanças que ocorrem.

"Por muito tempo, percebemos a moda traduzindo o seu tempo, e ela sempre sugeriu como as pessoas deveriam parecer naquele tempo. A grande diferença, agora no século XXI, é que a moda já não está aqui para dizer como nós devemos nos vestir ou parecer ou espelhar o mundo à nossa volta. Ela está para nos ajudar a ser a melhor versão de nós mesmos", completa.

O consultor destaca também o valor da individualidade para a moda atual. "A moda hoje busca muito mais abraçar diferenças do que padronizar", afirma. Dudu ressalta que as tendências traduzem um pensamento coletivo do mundo, envolvendo fatores sociais, como demográficos, econômicos, políticos que definem o desejo em um lugar e em um tempo.

"Hoje, no entanto, a moda está aqui muito mais para ressaltar a nossa individualidade. A moda terá o desafio de gerar um impacto positivo no mundo. Eu chamo essa de a revolução da empatia", finaliza.

Outros nomes de destaque

Neste ano, a Merkator Feiras e Eventos, empresa promotora da feira, traz para a Zero Grau um time de especialistas e influenciadores, que juntos discutirão moda e consumo. Além de Bertholini, participam da feira nomes como o chef francês Claude Troisgros, a cantora e empresária Gretchen, o especialista em varejo Fred Rocha, e a diretora da revista Claudia, Guta Nascimento. A programação também traz jornalistas, escritores, empreendedores do ramo da moda, especialistas em tendências e produtores de conteúdo ligados ao mundo da moda e dos negócios.

Celebração histórica

A palestra de Dudu Bertholini na Zero Grau é uma realização do Grupo Sinos, em celebração aos 50 anos do Jornal Exclusivo. A gerente geral do Jornal Exclusivo e Revista Lançamentos, Larissa Schneider, ressalta que o encontro será exatamente no dia em que o veículo alcança o seu cinquentenário. "É um marco histórico para o Exclusivo e queremos presentear os lojistas e empresários com uma palestra de conteúdo, com um estilista e consultor de moda tão importante para o cenário fashion", celebra a gestora. O estilista já participou de outro evento promovido pela empresa de comunicação, no Fashion Meeting Lançamentos de 2017. A palestra tem patrocínio da Blu e da Merkator Feiras e Eventos.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.