Seincc comemora bons resultados

30.09.2019 -

A 19ª edição da Semana da Indústria Calçadista Catarinense (Seincc) obteve resultados satisfatórios. A feira de máquinas e componentes para calçados foi realizada entre os dias 17 e 19 de setembro, em São João Batista/SC, reunindo 110 expositores, somando mais de mil visitantes ao longo dos três dias do evento.

Reunindo fabricantes de todo o Brasil, o evento promovido pelo Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (Sincasjb) contabiliza os resultados, e já prospecta a próxima edição. "Basicamente todos os principais polos de calçados do País tiveram aqui", garante o presidente do Sincasjb, Almir Manoel Atanázio dos Santos.

Sinergia

A Seincc trouxe as novidades em componentes para o outono/inverno 2020. Segundo Santos, a feira foi positiva. Houve uma percepção de um melhor clima entre as fábricas participantes da Seincc, com sinergia entre elas. "Nesta edição tivemos um salto de organização, tecnologia e inovação em São João Batista", frisa.

Feira em constante evolução

O crescimento da mostra calçadista também foi percebido entre quem realizou visitação qualificada. O coordenador regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC), na região Foz do Itajaí, Sérgio Cardoso, esteve na Seincc no último dia. Ele conta que participa da feira desde a primeira edição, e considera um evento impressionante. "O Brasil precisa de exemplos como este. Esse é o Brasil que dá certo, Brasil de negócios que traz tecnologia e inovação. São João Batista, mais uma vez, é exemplo para Santa Catarina e Brasil", afirma.

O diretor de logística da Piccadilly Company (Igrejinha/RS), Josué Kunst, também percebeu a evolução da Seincc, e considera este fator muito importante para a região catarinense. "Uma surpresa positiva que tive foi durante a visita nas empresas da cidade. Ali foi possível notar claramente a evolução das indústrias. E fico muito contente em ver um processo industrial dentro de um padrão nacional da indústria", comenta. Kunst acrescenta que a participação na feira foi importante para gerar novos contatos.

Saldo positivo

Quem também participou da Seincc foram as empresas sócias da Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins (Abrameq). O gestor de projetos da entidade, Vinícius Fonte, comenta que sempre busca retornar para a feira, pois sempre saem da Seincc acumulando saldo positivo. Ele destaca que a feira traz todas as soluções para cada etapa do processo produtivo do calçado. "Sabemos que o empresário e até mesmo o profissional se depara com uma série de problemas e desafios, e se questionam em como melhorar a eficiência e se tornar mais competitivos. Por isso, viemos para cá, porque esse desafio também é nosso, e queremos encontrar juntos a melhor solução para atender essa necessidade."

 

Inovação em produtos

Foram muitas novidades apresentadas na Seincc entre as empresas expositoras. A Himaco (Novo Hamburgo/RS) lançou na Seincc uma máquina injetora com capacidade de injeção direta no cabedal com material de PVC expandido. O supervisor de vendas da empresa, Leonardo Eich, destaca que é algo inédito no mercado. "Este é o segundo ano que participamos da Seincc e as perspectivas são boas. É uma feira que abre alguns leques para o mercado e aqui, São João Batista, é um centro importante para nós. Creio que participaremos novamente no próximo ano", comenta.

A Roberpack (Bento Gonçalves/RS) levou ao evento uma grande inovação sustentável. A companhia inovou na linha de embalagens, com uma máquina que substitui a caixa de papelão por embalagem plástica. O empresário Roberto Carlos Ostrzyeck explica que a novidade permite a substituição do corrugado, com uma economia de 80%. Ele informa que as caixas têm um custo mais alto, e o plástico possui uma sustentabilidade maior no processo de ecologia e reciclagem, em comparação com o papelão. "Além de agregar valor econômico, a máquina traz algo que todo mundo está buscando, que é a sustentabilidade no País", ressalta.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.