Cipatex investe R$ 6 milhões em hub de inovação

18.09.2019 - Redação Jornal Exclusivo

A Cipatex (Cerquilho/SP), empresa especializada na produção e desenvolvimento de materiais sintéticos, sempre teve a inovação como marca registrada em seus processos e produtos. Por conta disso, no último ano, o grupo sentiu a necessidade de criar um departamento para pensar full time em como a inovação pode contribuir ainda mais no aprendizado, crescimento e competitividade da empresa. Assim nasceu o Hub de Inovação Cipatex que, somente no primeiro semestre do ano, investiu R$ 6 milhões em projetos internos. Até o final de 2020, a expectativa da empresa é ser referência em inovação para a indústria.

O diferencial do projeto é o envolvimento dos colaboradores de várias formações, de diferentes níveis hierárquicos e setores da empresa, indo desde a linha de produção à administração. O grupo, formado por 20 pessoas, se organiza quinzenalmente em um Comitê de Inovação para discutir, direcionar ações, incentivar e fomentar atitudes inovadoras.

"Essa gestão da inovação tem servido como alavancador de recursos humanos, intelectuais e financeiros, para oxigenar novas iniciativas de redução de custos e geração de ideias de produtos e negócios", explica Rafaela Tamer Paladini, analista da Inovação da Cipatex. "Em todo o processo, da criação à implantação das ideias inovadoras, contamos com o apoio do presidente da Cipatex, Marcelo Nicolau, que percebeu a importância da iniciativa para o progresso da empresa", completa.

Para avaliar se as ideias inovadoras podem se tornar viáveis, o departamento criou o Funil da Inovação, composto de quatro fases: criar (identificação de ideias para solucionar problemas reais), planejar (orientação para organizar as informações e apresentar ao Comitê de Inovação), testar (recebe os recursos necessários para a criação de um protótipo) e validar (as ideias são testadas na prática de forma a avaliar se os resultados almejados na fase de planejamento foram atingidos). Cada processo completo do funil é chamado de Ciclo e o primeiro será concluído do final de agosto. No total estão sendo prototipadas 10 ideias. Dessas, três finalizam agora em agosto e serão avaliadas se continuam como projeto de inovação da Cipatex. para ser implantado na empresa.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.