A 88ª edição da Micam, que culmina com o cinquentenário da feira de calçados mais importante do mundo, abriu suas portas neste dia 15 de setembro com a certeza de grandes transformações que vêm por aí. Ainda que em meio a um cenário delicado, a mostra italiana se converteu em uma experiência envolvente graças a uma programação que promete interpretar com originalidade o universo do calçado, transportando visitantes sedentos por conteúdo a um verdadeiro somatório de sensações.
O primeiro dia do evento contou com movimentação intensa e, ainda, foi marcado pelo Micam The Greatest Show, festa show alusiva ao aniversário de 50 anos do evento, que ocorre até o dia 18 de setembro em Milão, na Itália.
Participação recorde do Brasil
Promovida pela Associação Nacional de Fabricantes de Calçados (Assocalzaturifici), a Micam reúne 1.303 expositores, sendo 695 italianos, e outros 608 do restante do mundo. O destaque este ano também é para o recorde de participação de marcas brasileiras. A feira internacional recebe 50 empresas brasileiras, que juntas representam 76 marcas. No ano passado, foram 47 empresas, somando 71 marcas. A participação do Brasil ocorre por meio do projeto Brazilian Footwear, programa de incentivo às exportações mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), desenvolvido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Multiplataforma
Além das marcas de calçado, o Brasil tem presença na cobertura da Micam. O Jornal Exclusivo é o único do Brasil que participa da mostra a convite da organização do evento. A atuação jornalística e multiplataforma é apresentada pela Secctrade Leather, e patrocinada pela Calçados Beira Rio, e pela Fenac S/A, promotora da feira Fimec.