Micam sedia competição internacional do universo fashion

19.08.2019 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Carlo Scarpato/Divulgação
Etapa final do concurso ocorre no dia 16 de setembro e faz parte das celebrações dos 50 anos da mostra calçadista
A próxima Micam receberá a etapa final do concurso International Lab of Mittelmoda – The Fashion Award, que está em sua 26ª edição. No dia 16 de setembro, 25 coleções de 14 países diferentes serão apresentadas em um evento que faz parte das comemorações dos 50 anos da maior feira de calçados do mundo, em Milão, na Itália, que será entre os dias 15 e 18 do próximo mês.

Esta competição é realizada pelo International Lab of Mittelmoda, entidade sem fins lucrativos e que engloba algumas das principais instituições do mercado italiano. A parceria é feita junto à Cofindustria Moda – federação de associações que representam os setores italianos de têxtil, fashion e indústrias de acessórios –, Fundação das Indústrias de Algodão e Linho, e Câmara Nacional da Moda Italiana.

Reconhecimento

O prestígio que a Micam tem no mercado mundial foi essencial para que ocorresse, neste ano ano, a parceria entre a feira, promovida pela Associação Nacional de Fabricantes de Calçados (Assocalzaturifici), e a competição de moda.

“Não há forma melhor de celebrarmos a 26ª edição do The Fashion Award, o concurso internacional realizado pela Mittelmoda, do que com a Micam em seu 50º aniversário”, entusiasma-se o presidente da International Lab of Mittelmoda, Matteo Marzotto.

Ele faz um grande agradecimento aos dirigentes da feira por este apoio, além do conselho de administração e presidente da Cofindustria Moda, pessoas que estão mais uma vez ao seu lado com suas equipes e seus respectivos membros das associações. “Uma iniciativa esplêndida em um sistema destinado a aproveitar o melhor de jovens talentos e apoiar melhor o artesanato e excelência italianos”, completa.

Foto: Daniele Portanome/Divulgação
Micam será entre os dias 15 e 18 do próximo mês
Almejando o futuro

Para a realização do concurso em 2019, foi assinado um acordo entre o presidente da Cofindustria Moda, Claudio Marenzi, e o presidente da International Lab of Mittelmoda, Matteo Marzotto. Os termos deste vínculo afirmam que o concurso se concentrará cada vez mais nos estudantes de design de moda e outras profissões essenciais da indústria, muitas vezes menos reconhecidas, mas tão importantes para manter a característica de qualidade dos calçados italianos.

“As metas da federação incluem definitivamente o apoio e o encorajamento à educação de profissionais altamente especializados em toda a moda italiana. Na indústria de hoje, onde a demanda sobre o conhecimento técnico é, mais do que nunca, maior, a indústria fashion que representamos pretende desempenhar um papel importante no treinamento de novos profissionais”, comenta o presidente da Cofindustria Moda, Claudio Marenzi, afirmando que os objetivos da parceria com a Mittelmoda são identificar novos talentos, cujas habilidades representarão uma vitalidade do setor, que desempenha um papel fundamental como um dos mais importantes daquele país.

Escolha dos finalistas

A seleção para os finalistas para a competição internacional foi feita em maio, por um corpo de jurados liderado por Marzotto, incluindo especialistas no assunto, gestores de escritórios de estilo e diversas empresas apoiadoras da iniciativa. Representantes da Cofindustria Moda e da Câmara Nacional da Moda Italiana também avaliaram os trabalhos. Mais de 400 trabalhos inscritos no mundo todo passaram pela análise do júri. Foram escolhidas 25 coleções de 14 países, que serão apresentadas durante a feira internacional. Os talentos analisados serão novamente avaliados na última etapa da competição, já durante a Micam.

Decisão

Os concorrentes apresentarão suas coleções na decisão para os jornalistas, especialistas e empresas em um grande desfile de moda. O projeto vencedor será anunciado em uma premiação ao final desta exibição.

Jornal Exclusivo in loco

O Jornal Exclusivo acompanhará diretamente a 88ª edição da Micam, com uma cobertura completa da mostra calçadista. O veículo é o único do Brasil que estará presente a convite da organização do evento. A editora-chefe da publicação, Marcela Brown, estará presente na feira italiana. A cobertura multiplataforma é apresentada por Secctrade Leather, e patrocinada pela Calçados Beira Rio S.A..

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.