Escola de Sapateiros completa dez anos

22.07.2019 - Nicolle Frapiccini / Jornal NH

Foto: Divulgação
Projeto já formou 716 profissionais ao longo de uma década
Um trabalho voltado para a capacitação em Três Coroas/RS realizado durante uma edição do treinamento Empretec foi essencial para que, meses mais tarde, um projeto de qualificação no setor calçadista tivesse seus primeiros passos. Colocar o trabalho em prática e transformá-lo em realidade foi o desafio lançado por um grupo de sete pessoas no final de 2008. E em 2009, com quatro pilares - o Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas (SICTC), o Sindicato dos Sapateiros de Três Coroas (SindiSapateiros), a Prefeitura de Três Coroas e as Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) - a Escola de Sapateiros saiu do papel e foi inaugurada no dia 21 de julho. Dez anos depois, um dos idealizadores da iniciativa e executivo comercial do SICTC e, Juliano Mapelli, conta que nesta primeira década, completada ontem, 716 profissionais receberam o certificado da formação da Escola de Sapateiros. "A primeira turma, que tratamos como piloto, teve 15 alunos e nos preocupamos em ter cada aluno de uma empresa diferente de Três Coroas porque queríamos ter um feedback", recorda Mapelli, ao dizer que com o passar dos anos as turmas foram crescendo.

Reflexos na produtividade e competitividade do setor

Em um espaço de cerca de 250 metros quadrados, a Escola de Sapateiros foi montada em parceria com muitas empresas da região. "Isso porque as máquinas são quase todas de comodato. Procuramos as empresas na época e eles entenderam a essência do projeto e nos emprestaram e seguem emprestando os equipamentos. Assim também fazemos com as matérias-primas. Em alguns momentos precisamos comprar, mas 90% das vezes não precisamos. E isso segue até hoje", conta Mapelli. O executivo destaca, ainda, a importância do projeto. "Em Três Coroas, 80% da economia está voltada para o setor calçadista. E isso reflete lá na ponta, quanto mais funcionários qualificados, melhor é a qualidade do produto. E os processos ficam melhores, a empresa ganha em produtividade e competitividade."

Processos

Ao longo do curso de Sapateiro, os profissionais que passam pela qualificação aprendem todos os processos para a realização e fabricação dos calçados para, posteriormente, identificarem possíveis falhas.

Formatura e homenagens

Nestes dez anos, 41 turmas já foram formadas pela Escola de Sapateiros nos cursos oferecidos, que vão desde Menor Aprendiz até o de Sapateiro e os de Modelagem nos módulos I, II E CAD. E os alunos das turmas 42 e 43 receberão nesta quinta-feira, dia 25, a partir das 19h30, seus certificados de conclusão nos cursos de Sapateiro e Modelagem Módulo 1. A cerimônia de formatura ocorrerá no Centro Municipal de Cultura, em Três Coroas e além da solenidade da conclusão do curso, a noite será de homenagens. O executivo do SICTC salienta que os dez anos do projeto serão celebrados nesta noite especial. "Queremos aproveitar para relembrar um pouco dessa história, das pessoas que fizeram parte da trajetória do projeto, destacar os parceiros que também foram fundamentais nesta primeira década", diz Mapelli, ao revelar que na oportunidade será lançado um vídeo institucional.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.