Bagaços de uva viram matéria-prima para a produção de bolsas e calçados de luxo

03.01.2024 - Michel Pozzebon

A renomada estilista britânica Stella McCartney criou, recentemente, a linha Vegea, que utiliza bagaços de uva e resíduos de cortiça na produção de calçados, bolsas e acessórios de luxo. O projeto é fruto da parceria da designer com a icônica marca de champanhe Veuve Clicquot. Em junho de 2022, a varejista de moda Renner (Porto Alegre/RS) anunciava o lançamento de uma linha de calçados produzidos a partir dos resíduos da indústria vinícola.

Produzido a partir de matérias-primas 80% vegetais, renováveis, e recicladas, os produtos da linha Vegea, de Stella McCartney, misturam cascas (bagaços) de uvas com óleos vegetais e fibras naturais para criar um material para a confecção de bolsas e aplicação no cabedal (parte superior) dos calçados, enquanto que o subproduto da cortiça é transformado em um solado plataforma para sandálias.

"Duas marcas LVMH – Veuve Clicquot e Stella McCartney –, uniram-se para reciclar resíduos do processo de vinificação em artigos de moda de luxo", disse a LVMH em comunicado.

A linha Vegea é composta por três bolsas, um porta-garrafa para champanhe Yellow Label da Veuve Clicquot e três estilos de calçados.

Matéria-prima vegana

O material, classificado pela LVMH como vegano e usado na produção dos itens de luxo, levou 18 meses para ser desenvolvido e reúne em sua composição bagaços de uva provenientes de um vinhedo grand cru (termo utilizado para classificar os vinhos de grande qualidade da França) em Bouzy, na região francesa de Champagne; e resíduos de cortiça da adega da Veuve Clicquot, em Reims.

Dentro do conceito de sustentabilidade, a produção dos itens da Vegea utiliza 50% menos água do que um processo produtivo convencional.

Transformando resíduos de uva em material de moda

Stella McCartney já vinha explorando a ideia de transformar resíduos de uva em material de moda a partir da parceria com produtores da indústria vinícola italiana, mas procurou a Veuve Clicquot para manter o projeto dentro do grupo LVMH.

“Estou muito entusiasmada por fazer parte desta parceria inédita entre uma casa de moda e uma maison de champagne – ligadas pelas nossas paixões partilhadas pela sustentabilidade, artesanato e inovação”, disse a estilista no comunicado da LVMH.

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