Relatório global revela o calçado do ano; saiba qual é

30.11.2023 - Michel Pozzebon

O Samba, modelo de sneaker da Adidas, foi eleito o calçado do ano de 2023 segundo o famoso e aguardado relatório global "Year in Fashion", divulgado nesta quarta-feira (29) pela plataforma de insights Lyst, que inclusive classifica o resultado como "nada surpreendente", dadas as inúmeras colaborações de sucesso do calçado, incluindo Wales Bonner, Sporty & Rich, Pharrell Williams, entre outros.

Em sua análise, a plataforma de insights aponta que, em parte, o resultado se deve à crescente tendência blokecore, que promove uma transição de itens básicos do atletismo para silhuetas modernas, como é o caso do Adidas Samba – calçado foi criado em 1950 para jogadores de futebol que treinavam em campos congelados.

Foto: Adidas/Divulgação.
Adidas/Divulgação
Adidas Samba

Aumento nas pesquisas e influência de it-girls e celebridades

o Samba foi pesquisado a cada 1,7 minutos na Lyst, com as pesquisas crescendo 43% nos últimos quatro meses. Para aumentar o apelo, o calçado foi usado por it-girls como Bella Hadid, Kaia Gerber e Hailey Bieber, ao lado de celebridades cultuadas como A$AP Rocky e Harry Styles.

Collabs

Devido à sua lista crescente de colaborações, o sneaker gerou mais de 836 milhões de visualizações no TikTok, com as pesquisas atingindo um pico específico em novembro, aumentando 13.227% quando foi divulgada a notícia de uma nova edição do calçado em couro de cavalo na collab com Wales Bonner.

Lyst

Além de uma plataformas de insights de moda, a Lyst é uma empresa de tecnologia e um aplicativo de compras premium, que oferece produtos de 17 mil marcas e lojas para 160 milhões de clientes anuais.

Matérias relacionadas

VíDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.