Fora da Black Friday, marca de tênis oferece conserto gratuito de calçados usados

24.11.2023 - Michel Pozzebon

Como de praxe, a marca franco-brasileira de calçados sustentáveis Veja, que no mercado nacional atua com a etiqueta Vert, segue não fazendo promoções de seus produtos e nem participando de datas comerciais, como a Black Friday, mundialmente comemorada nesta sexta-feira (24). No entanto, nos últimos três anos, a empresa, que produz seus calçados no Rio Grande do Sul, especificamente na região do Vale do Sinos, vem ampliando os esforços em prol da economia circular. Para isso, nesta data, tem oferecido, por enquanto somente na Europa, um serviço gratuito que limpa e restaura tênis usados de qualquer marca e recicla aqueles que não podem mais ser utilizados.

Estes esforços fazem parte do projeto Darwin, que a empresa lançou em 2020 na França.

Atualmente, o serviço de reparo e reciclagem de calçados está disponível em cinco lojas da marca distribuídas em Paris (França), Madri (Espanha) e Berlim (Alemanha).

Por enquanto, a empresa não informa se ampliará o projeto para outros mercados como o brasileiro, por exemplo.

Foto: Veja/Divulgação.
Veja/Divulgação
No momento, serviço de reparo está disponível somente na Europa

Fair trade como modelo de operação

Em comunicado, a Veja explica que "não realiza promoções ou disponibiliza cupons de desconto para seus produtos". A empresa executa o fair trade, um modelo de operação que tem como objetivo realizar um "comércio mais justo e sustentável".

"Com isso, conseguimos estabelecer relações comerciais que respeitam e valorizam todas as pessoas envolvidas na cadeia de produção do nosso calçado. Adquirimos nossa matéria-prima diretamente de famílias produtoras, garantindo que recebam preços justos, acima do valor de mercado, para assegurar melhores condições de trabalho e bem-estar das comunidades envolvidas", diz a marca em nota.

O fair trade, que tradução para o português significa comércio justo, é um dos pilares da sustentabilidade econômica e ecológica. Trata-se de um movimento social e uma modalidade de comércio internacional que busca o estabelecimento de preços justos.

Matérias relacionadas

VíDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.