Morre o estilista Pierre Cardin

29.12.2020 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Divulgação
Ícone do prêt-à-porter tinha 98 anos
O estilista Pierre Cardin, ícone do prêt-à-porter, morreu nesta terça-feira, 29 de dezembro, aos 98 anos, no hospital de Neuilly-sur-Seine, ao oeste de Paris, na França. A morte foi confirmada pela família à agência de notícias AFP, mas a causa não foi divulgada.

Vanguardista, Cardin foi um dos responsáveis pela retomada da alta costura na França pós-guerra. Também introduziu grandes tendências da moda, como as coleções exclusivamente masculinas e as peças unissex.

O estilista vestiu diversas personalidades das artes e do cinema, como os Beatles, a atriz Jeanne Moreau, com quem formou um casal por quatro anos, passando pela também atriz Charlotte Rampling à bailarina Maya Plisetskaya.

Histórico

Cardin nasceu em 2 de julho de 1922 em Veneza, na Itália, com o nome de Pietro. Seus pais, agricultores italianos, migraram para a França para fugir do fascismo quando ele tinha dois anos. Começou sua carreira como alfaiate aos 14 anos de idade. Alguns anos depois mudou-se para Paris onde estudou arquitetura e trabalhou no ateliê de Madame Paquin ao lado da colega e também estilista italiana Elsa Schiaparelli. Se naturalizou francês. Em 1947 foi encarregado de chefiar a alfaiataria de Christian Dior, onde permaneceu por três anos saindo apenas para lançar seu próprio ateliê de alta costura. Foi o primeiro estilista na história a encarar o Japão como mercado proeminente de moda. Por causa de sua visão futurista ficou conhecido com os companheiros Paco Rabanne e André Courregès como a “Tríplice Aliança futurista da moda”.

 

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.