Pequenos e exigentes

19.08.2019 - Carolina Zeni

A infância costuma ser uma das fases mais divertidas da vida. Cheios de energia, os pequenos desfrutam de inúmeras brincadeiras como aposta de corridas, pega-pega, caça ao tesouro e tantas outras. Se pararmos para analisar, boa parte destas contempla movimentar-se. Neste processo, sentir-se confortável e ter o máximo de aconchego, comodidade e segurança para os pés são elementos importantes para esses pequenos incansáveis.

Sendo assim, pensar no calçado ideal para as crianças é uma tarefa importante. Tecnologias que tornam o calçado mais seguro e comfy precisam acompanhar todos os movimentos deste público. Afinal, crianças também são exigentes consumidores.

Coordenador do Laboratório de Ensaios em Biomecânica do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), Eduardo Wüst pondera que cada etapa da vida da criança exige um tipo de componente diferente para dar liberdade para o crescimento do seu pé e para o desenvolvimento de sua estrutura musculo esquelética, para que ela cresça com o pleno exercício de suas capacidades de desempenhar todos os movimentos.

 

Bem-estar, conforto e segurança

Foto: Divulgação
Novopé
Com numerações dos 18 aos 37, a Novopé Calçados (Novo Hamburgo/RS) acompanha a fase de descobrimento das crianças até a pré-adolescência. A nova coleção Crescer é Viver o Novo têm modelos com brilho, cores neon e a volta da linha Pisou Piscou. A novidade é o tênis que brilha no escuro, papetes, sandálias e a linha clássica com tecnologia Super Flexível. A diretora administrativa, Eliane da Rosa Kley frisa que as novidades contemplam cabedais têxteis com material dublado repleto de espumas que proporcionam para além do conforto: estabilidade e transpiração. "As palmilhas proporcionam maciez, leveza, flexibilidade e antiderrapante alinhadas a um design diferenciado com maior proteção e segurança e aroma de tuti-frutti."

 

Soluções

Foto: Divulgação
Novopé
O IBTeC oferece um amplo portfólio de serviços técnico-científicos para a indústria coureiro-calçadista, de componentes, EPIs e têxtil. Para as empresas que produzem calçados infantis, o instituto procura ofertar uma avaliação de produtos para funcionalidades, conforto e performance dos mais diversos tipos de calçados. A estrutura de laboratório e tecnologias e o know how da equipe são colocados à disposição para o desenvolvimento de calçados que ajudem as empresas e as marcas a se diferenciarem em valor, conforto e proteção no desenvolvimento físico da criançada. "Este apoio pode ocorrer desde a idealização de uma tecnologia que diferencia um calçado até a análise de modelos já prontos, para adequá-los ao que a empresa busca diferenciar em seus calçados", explica Wüst. Também é importante entender qual o melhor material para cada fase da vida da criança em função de seu desenvolvimento sadio. 

 

Calçados infantis minuciosamente projetados

Foto: Divulgação
Novopé
Pelo fato da infância ser composta por diversas fases em que a criança está em formação e desenvolvimento, todo e qualquer produto usado por elas – e, especialmente, o calçado – exige que os profissionais sejam minuciosos na projeção dos calçados infantis.
De acordo com esclarecimento de Wüst, quando a criança ainda é um bebê, uma das preocupações prioritárias na produção do calçado é de que os materiais usados sejam flexíveis, totalmente atóxicos, porque ela vai colocar o pezinho e todos os objetos que encontrar na boca. “(O calçado precisa ter) no solado um material que não prejudique o desenvolvimento do pé e que não tire nenhum movimento natural da criança, porque contribuem para todo o seu desenvolvimento musculo esquelético”. Salienta.
Quando a criança cresce, atesta Wüst, a construção do calçado precisa estar voltada para o equilíbrio e para a absorção do impacto durante o caminhar. “Porém, sem inibir o movimento natural do seu corpo, que continua sendo importante para a sua formação física”, complementa.
O profissional observa que há dados de incidência de problemas ortopédicos e de desvios posturais que as pessoas apresentam na fase adulta e que começaram na infância, justamente porque algum componente interferiu de forma prejudicial em alguma destas etapas do desenvolvimento. É importante, portanto, que o calçado seja pensado de forma minuciosa.

 

Serviços

Foto: Divulgação
Novopé
Empresas, ainda que tenham noção básica, não contam com profissionais da área da saúde e desenvolvimento. Desta forma, o IBTeC entra com profissionais e ferramentas para estudar o contexto e trazer as informações necessárias para as companhias.
É explicado como funciona o desenvolvimento da criança, como é o seu crescimento, em que fase o pé começa a se modificar, em que faixa etária ela tem a maior propensão de aumento do tamanho do pé, ou que mude características físicas – como passar de um pé um pouco mais fino para um pé um pouco mais largo, ou o contrário. “Nosso objetivo é passar para a indústria todas as características anatômicas do pé em cada momento diferente da vida da criança, e suas consequentes necessidades.”

 

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.